Após 11 anos de espera, Catanduva voltou a figurar no lugar mais alto do pódio na modalidade Xadrez Masculino dos Jogos da Juventude do estado de São Paulo. A formação composta pelos jovens Breno D’alkmin Pereira da Silva, João Miguel La Justicia de Souza, Luan Souza Paulo e Rubens Bottós Neto amealhou 14,5 pontos em 20 partidas para conquistar o torneio estadual. Foram 13 vitórias, três empates e quatro derrotas.
O quinto integrante da equipe, Luiz Miguel Mello da Silva, fundamental na fase classificatória, não pôde estar presente na final. O professor Kevin Rodrigues foi o técnico responsável.
Realizado em Tatuí, entre os dias 28 e 30 de junho, o evento contou com as cidades de Araçatuba, Assis, Avaré, Barrinha, Franca, Guarujá, Jaú, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, São José dos Campos e Taboão da Serra, num total de 12 municípios representados. Os times de São José dos Campos (vice-campeã) e Guarujá (terceiro lugar) completaram o pódio.
Ao reunir as equipes campeãs de suas respectivas regiões – algumas reforçadas por contratações de enxadristas de outras cidades de São Paulo e até de outros estados – a competição foi, como de praxe, acirradíssima. O último título do xadrez catanduvense – que por princípio sempre disputa com o time composto por 100% de jogadores “pratas da casa” – havia sido em 2012.
A delegação contou com o apoio da Prefeitura de Catanduva que forneceu transporte, hospedagem e alimentação aos atletas do município.
“Gostaria de agradecer ao secretário municipal Marco Antônio Braga Sanches (Esportes) e sua equipe por todo o suporte dado para participarmos deste evento, isso é fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho que contempla centenas de enxadristas em nossa cidade”, enalteceu o professor Silvio Haruo Shiroma, diretor do Clube de Xadrez de Catanduva (CXC).
O próximo desafio dos enxadristas já começou. Trata-se dos 65º Jogos Regionais do Estado de São Paulo, que teve início na última segunda-feira, 3, em São José do Rio Preto.
Autor