
Será realizado em Catanduva no sábado, dia 16, o Workshop Neurodivergentes – Transformando Desafios em Potencial: Práticas para Profissionais da Educação e da Saúde. A atividade abordará a neurodivergência e a neurotipicidade; a diferença entre neurodivergência e transtornos do neurodesenvolvimento, e a importância da identificação precoce e intervenção interdisciplinar.
A abordagem englobará os principais transtornos do neurodesenvolvimento, como o TEA – Transtorno do Espectro Autista; o TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; e o TOD – Transtorno Opositivo-Desafiador, bem como os transtornos da linguagem, deficiência intelectual e altas habilidades/superdotação. Também serão apresentados casos clínicos reais.
O curso é direcionado a professores, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e demais profissionais que atuam na interface entre saúde e educação. A coordenação é da psiquiatra infantil Marina Toscano de Oliveira e da fonoterapeuta e psicopedagoga Flávia Magelo.
“A proposta é oferecer formação qualificada sobre transtornos do neurodesenvolvimento, com ênfase na identificação precoce, intervenções interdisciplinares e na inclusão educacional por meio de estratégias práticas. O evento contará com módulo dinâmico de estudo de casos clínicos, promovendo a construção coletiva de planos de abordagem individualizados”, enfatiza Marina.
“Desenvolvemos esse evento para colaborar com todos os profissionais que trabalham com crianças e que de alguma forma participam do desenvolvimento delas, como os professores. Eles são profissionais que estão diariamente participando da vida das crianças. Saberem como identificar as dificuldades e como agir para auxiliar nesse desenvolvimento é de extrema importância. Será um evento acolhedor, rico em discussões e aprendizagem” completa Flávia.
CRONOGRAMA
A programação terá início às 8h10, com abertura realizada pela educadora Estela Bianchi. Depois, às 8h30, a psiquiatra Marina Toscano abordará “Neurodivergência e Psicopatologia: conceitos em conflito ou em construção?”, sendo seguida pela psiquiatra Mariana Stuchi, às 8h50, que tratará sobre “Deficiência Intelectual”.
A palestra seguinte, marcada para 9h10, trará com o tema o “TEA - Transtorno do Espectro Autista – conceituação, critérios diagnósticos, tratamento farmacológico”, mais uma vez com Marina Toscano. Já a neuropediatra Regina Albuquerque falará sobre o “TEA – comorbidades e diagnósticos diferenciais: Apraxia de fala da infância, Transtorno motor da fala e TDL”.
Será realizada pausa das 10h20 às 10h50, com retomada sobre “TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade”, com a psiquiatra Fabrícia Signorelli. Ela ainda retornará às 12h10 para falar sobre Altas Habilidades. Antes disso, às 11h30, a palestra será com a psiquiatra Simone Secco e o tema “TOD – Transtorno de Oposição e Desafio”.
Quem fecha a programação da manhã é a fonoterapeuta e psicopedagoga Flávia Magelo, que trará abordagem sobre “Planejamento terapêutico e pedagógico para crianças desafiadoras”. Nova pausa será feita das 13h30 às 14h30, tendo na sequência discussões de casos clínicos em grupos (sem transmissão online) e apresentações dos casos. O encerramento será às 18 horas.
Autor
