Washington Luís recebe melhorias entre São Carlos e Araraquara
Cerca de R$ 50 milhões serão investidos em obra que está sendo realizada no período noturno e continuará pelos próximos 30 dias
Foto: Divulgação/EcoNoroeste - Obras são realizadas entre 21h e 5h para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego
Por Da Reportagem Local | 26 de julho, 2023

A EcoNoroeste iniciou os trabalhos emergenciais de fresagem, que é a remoção da camada superficial, com recomposição do pavimento na rodovia Washington Luís (SP 310) entre São Carlos e Araraquara. Estão previstas intervenções em aproximadamente 30 quilômetros, entre o km 227 e km 240, em ambos os sentidos. As obras são realizadas entre 21h e 5h para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego, evitando transtornos aos usuários.

Em paralelo à essa ação, as equipes também estão atuando na região de São José do Rio Preto, onde já foram recuperados mais de 40 quilômetros de asfalto e a alça de acesso da SP 320.

O objetivo das obras emergenciais é estabelecer melhores condições de tráfego nos 442 quilômetros que, há dois meses, passaram a ser administrados pela EcoNoroeste. “Esse trabalho de recuperação faz parte do nosso Plano de Adequação Inicial, que será finalizado até novembro”, explica Giuliano Gazabim, gerente de Engenharia da concessionária. Nesse período, estão sendo investidos mais de R$ 50 milhões nos serviços de pavimento.

Para garantir que os trabalhos sejam eficazes, a equipe de engenharia realizou diagnóstico detalhado do pavimento, cuja situação foi agravada pelo longo período de chuvas. Além das obras em andamento, a EcoNoroeste tem feito reparos pontuais em todo o trecho, com tapa-buraco, podas de vegetação, substituição de placas, recuperação e limpeza de drenagens.

OBRAS PREVISTAS

Os trabalhos preparatórios para as grandes melhorias na malha viária também estão em desenvolvimento, cujo início está previsto para os próximos anos. Serão 123 quilômetros de duplicações, 95 quilômetros de faixas adicionais, além da implantação e/ou adequação de 26 quilômetros de vias marginais nos trechos urbanos, demanda antiga de São Carlos e Rio Preto.

Serão construídos 75 quilômetros de ciclovias e implantadas ou adequadas 42 passarelas. Outro importante investimento beneficia diretamente os usuários de caminhões, que representam 65% do tráfego no trecho: três Pontos de Parada e Descanso – um novo e outros dois ampliados – em locais estratégicos para que esses profissionais façam uma pausa segura em suas jornadas.

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Da Reportagem Local
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