Votação em Catanduva é marcada por tranquilidade e voto em peso para Bolsonaro
Apenas três urnas foram substituídas por apresentarem defeitos, de um total de 267
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil - Escolas de Catanduva não registraram filas em praticamente nenhum momento do dia
Por Guilherme Gandini | 01 de novembro, 2022

Mais de 70 mil catanduvenses foram às urnas escolher o presidente da República e o governador de São Paulo, no segundo turno das eleições, no domingo, 30. A votação foi marcada pela tranquilidade em todas as escolas, que não registraram filas em nenhum momento do dia. Também não houve ocorrências policiais relacionadas ao pleito.

“Hoje tivemos um domingo extreamente tranquilo, praticamente nenhuma fila nas seções, isso tendo em conta que foram apenas dois cargos em disputa, o que facilita muito a vida daquele eleitor que se dirige ao local de votação. Tivemos um domingo festivo, cívico, observamos que o clima de respeito prevaleceu”, avaliou Marcelo Micena, chefe do Cartório Eleitoral.

Segundo ele, apenas três urnas foram substituídas por apresentarem defeitos, de um total de 267 utilizadas em Catanduva e Elisiário. “Isso representa 1,1%, é um número extremamente baixo que demonstra a eficiência trazida pelas urnas eletrônicas.”

A apuração dos votos em Catanduva começou por volta das 17h35 e, de forma muito rápida, em apenas meia hora, todos os dados foram lançados para a Justiça Eleitoral.

A maioria dos eleitores catanduvenses escolheu Jair Bolsonaro (PL) nas urnas. Ele recebeu 46.210 votos (69%) na cidade, ao passo que o ex-presidente Lula (PT) alcançou 20.301 (30%). Na comparação com o primeiro turno, o eleitorado de Bolsonaro subiu - ele teve 41.207 votos naquela ocasião (62%); o mesmo aconteceu com Lula, que registrou 18.919 votos (28%) na etapa anterior. Ao todo, 5,35% dos eleitores do município votaram branco ou nulo para presidente.

Na disputa pelo governo estadual, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) conquistou 44.391 votos (69%) em Catanduva; já Fernando Haddad (PT) fez 19.233 (30%). Os votos brancos e nulos para governador de SP somaram 9,46% do total no município.

Ao todo, foram registrados 70.268 votos nas 259 seções da cidade e 20,15% dos eleitores não compareceram, equivalente a 20,15% de astenção, pouco menos que no primeiro turno.

LULA ELEITO

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez. Com 77 anos, será o presidente mais velho a assumir o cargo. O novo vice-presidente será o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB). A diplomação dos eleitos, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deve ocorrer até 19 de dezembro, conforme a legislação eleitoral.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 09 de maio de 2024
Prefeitura inicia disputa por salas do Centro Empresarial Alípio Gomes
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Entrega do Imposto de Renda prossegue até 31 de maio
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Transporte coletivo ganha oito ônibus novos em aporte de R$ 6,4 milhões