A 2ª Virada Cultural de Catanduva acontece no próximo final de semana, na sexta-feira, dia 1º, e no sábado, dia 2. No primeiro dia, a partir das 18 horas, as atividades acontecem no Parque dos Ipês com música e dança até meia-noite. Já no segundo dia estão previstas intervenções na Praça da Matriz pela manhã, à tarde na Estação Cultura e Teatro Municipal, e à noite no Sesc Catanduva.
No Parque dos Ipês a estrutura da Virada Cultural terá música, dança e praça de alimentação. O pontapé inicial será com um “aulão” aberto de Dança Mix com o professor Alessandro Neves, às 18h30.
Em seguida, às 19 horas, está previsto o show Alma Brasileira, com o grupo Quarteto Enredado, reconhecido por mesclar a música caipira, a erudita, a MPB, o jazz e o rock. Formado por quatro instrumentos de cordas dedilhadas, o quarteto mostra a sua sonoridade original e autêntica em arranjos de obras clássicas de Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Dominguinhos, Egberto Gismonti, entre outros, além de composições próprias.
“Alma Brasileira” é o primeiro álbum do grupo e está disponível em CD e nas plataformas digitais e o show da turnê “Enredando por todos os cantos” apresenta as nove faixas do disco, englobando obras de compositores consagrados como “Asa Branca & Mourão” (Luiz Gonzaga e César Guerra-Peixe), “Loro” (Egberto Gismonti), “Lamento Sertanejo” (Gilberto Gil e Dominguinhos), entre outros.
“A principal característica do repertório é explorar essas diferentes possibilidades timbrísticas e estilísticas, através da elaboração de obras autorais e arranjos instrumentais, envolvendo linguagens musicais diversas presentes na nossa cultura. Nosso objetivo é estimular o público a vislumbrar, experienciar, imaginar e sentir com o grupo o que consideramos ser a essência da ‘alma brasileira’, ou seja, a potencialidade não só de olhar para si, mas para o mundo, assimilando diversos elementos para construir possibilidades novas”, diz Gabriel Terra, baixista e idealizador do grupo.
Mais tarde, às 19h50, serão apresentadas danças com coreografias de Thaynná Trida, Julie Marchie, Grupo Adira e Associação “Nois da Rua”. Depois, a Banda Sics sobe ao palco às 20h10 e, às 21 horas, será a vez do Grupo Primeira Impressão e Guilherme Britto. Na sequência, haverá o show Quésia Neves Acústico e, às 22 horas, Gabi e Neto. Por fim, o DJ Márcio Campos comandará o palco a partir das 23h30.
SEGUNDO DIA
Já a programação do segundo dia de Virada Cultural acontecerá em quatro locais diferentes. Na Praça da Matriz, às 9h30, as atividades começam com demonstração de capoeira, com o grupo Claro da Lua do Mestre João Parafuso. Às 10 horas terá um “aulão” aberto de jazz com o professor Renan Rodrigues e, às 11 horas, a Banda Marcial de Catanduva, a Bamuca, se apresenta no local.
Enquanto isso, na Estação Cultura, das 9 às 17 horas, estará aberta a Feira do Rolo com antiguidades, artesanato, brechó e praça de alimentação. Às 14 horas haverá Encontro de Filosofias Africanas, com o professor Aragão e a professora Selma. Em seguida, às 15 horas, acontece a aula aberta “Vem dançar” com o professor Guilherme Britto.
Já no Teatro Municipal, às 18 horas, a Banda Sinfônica e o Coro Sinfônico de Catanduva se apresentam. E, fechando o evento, às 20 horas, Ellen Oléria canta Beyoncé no Sesc.
Autor