Imagens registradas por um motorista da Secretaria Municipal de Saúde revelaram a grave situação dos pneus dos veículos que são utilizados para transportar pacientes a outras cidades. O vídeo foi gravado durante parada no posto Graal Rubi, em São Carlos, na segunda-feira, dia 7, e teria sido encaminhado via aplicativo de mensagens a um grupo com outros servidores.
“Temos mais um carro sem condições de viajar. Pneu estourado... (...) aqui está com arame. O outro pneu, aí para baixo está tudo no arame, sem condições de viagem, na próxima a gente já não viaja mais. Os quatro pneus estão péssimos, horrível. Acho melhor não sair para viajar e largar em casa, né?”, disse o funcionário, cujo nome será preservado, ao mostrar os danos.
Para não deixar dúvidas, ele muda a posição das rodas do veículo e volta a filmar os pneus dianteiros. “Esse é o pneu que nós viaja. Esse é os carros que estamos viajando (sic)”, criticou.
O Regional questionou a Secretaria de Saúde sobre o vídeo, inclusive enviando a placa do veículo filmado. Foi indagado que tipo de providência foi ou será tomada, se o veículo continuará rodando, se os demais foram ou serão vistoriados e como será garantida a segurança a motorista e passageiros.
A reportagem perguntou ainda se é verdadeira a informação de que a administração não tem licitação para consertar veículos, tampouco para comprar pneus e, neste sentido, qual saída será dada para aquisição e se já há licitação em vista.
Em resposta, a Prefeitura afirmou não ter conhecimento da denúncia. “As manutenções dos veículos da frota são executadas periodicamente e as licitações necessárias estão sendo realizadas. Caso algum veículo não esteja em condições de uso, o mesmo é encaminhado para os reparos necessários. A segurança sempre é imprescindível a todos”, alegou, em nota.
Apesar disso, servidores consultados pela reportagem confirmaram a informação de que a prefeitura não dispõe de contrato em vigor para aquisição de pneus. Um deles contou que solicitou dois pneus para o carro que dirige e que a orientação foi aguardar a futura licitação. No caso, disse ele, ainda é possível rodar com tranquilidade – diferente da situação da van mostrada no vídeo.
SÓ COMPRA DIRETA
Levantamento de O Regional no Portal da Transparência mostrou que a prefeitura comprou pneus de maneira pontual, com pequenas quantidades e apenas por dispensa de licitação durante a administração do prefeito Padre Osvaldo (PSDB).
Conforme os registros, foram 11 processos de compra, ao todo, que somaram R$ 56,8 mil, em 2021 e 2022. A exceção nesse histórico foi a aquisição de 44 pneus pela Secretaria de Saúde, no ano passado, novamente sem licitação. A fornecedora foi a DRG Comércio e Serviços, de Blumenau-SC, que recebeu R$ 29,5 mil a partir de quatro pedidos, dois no mês de abril e outros dois em julho.
LICITAÇÃO FRACASSOU
Conforme os registros do Portal da Transparência, a Prefeitura tentou fazer, este ano, um pregão para registro de preços de pneus para a Secretaria de Saúde. O procedimento fracassou, segundo o pregoeiro, devido ao descumprimento de regras pelas participantes. O prazo recursal terminou em julho, mas, apesar disso, de lá pra cá, não foi aberto outro processo licitatório.
Autor