Depois de passar sete meses danificada, devido a falhas estruturais trazidas pela erosão provocada por fortes chuvas do início deste ano, a estrada vicinal José Fernandes, que liga Catiguá a Catanduva, voltou a apresentar problemas no mesmo trecho.
O local em questão fica no município de Catiguá e passou por reforma no segundo semestre deste ano. As obras, de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foram iniciadas em julho, com a via tendo permanecido interditada até a finalização dos trabalhos, em 1 º de setembro.
Nesta semana, com as fortes chuvas registradas na região, o trecho que havia sido consertado voltou a apresentar problemas. O prefeito de Catiguá, Claudemir José Grava, mais conhecido como Mizinho, enviou ofício ao órgão estadual cobrando uma solução para a situação.
Um engenheiro da Prefeitura de Catiguá esteve no local e avaliou o problema, que teria sido causado pela infiltração de águas em decorrência do descolamento da guia no aterro sobre o córrego da Estiva, instalada pela empreiteira Morais Brasil Ltda, contratada pelo DER para realizar os reparos na via.
No ofício, o prefeito solicita que o DER, do Governo Estadual, realize uma vistoria técnica no trecho danificado. De acordo com o documento, o solapamento provocado por essa situação já teria atingido o leito carroçável da vicinal.
Outra questão apontada é a formação de voçoroca (um tipo de cratera causada pela erosão) na lateral direita da pista, que tende a se agravar com o aumento das chuvas. A Prefeitura de Catiguá informa que, por enquanto, a pista não está interditada.
Autor