Viagens de proximidade movimentam destinos paulistas no feriado
Levantamento do Governo de SP aponta que maior parte dos turistas escolheu se deslocar para municípios do estado
Foto: Divulgação - Entre as cidades do interior, Olímpia é um dos destinos mais citados pelos viajantes
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro, 2023

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, publicou na sexta-feira, 17, sondagem inédita sobre as expectativas dos viajantes para o primeiro feriado estadual da Consciência Negra. São estimados 1,38 milhões turistas e movimentação de R$ 1,72 bilhões. A análise foi feita pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à pasta estadual, em parceria com a plataforma SP para Crianças (https://saopauloparacriancas.com.br/).

No grupo que manifestou intenção da viajar, a maioria (93%) escolheu destinos do próprio estado de SP. No topo da preferência estão os destinos do litoral (42%), com destaque para Bertioga, Guarujá, São Sebastião, Ubatuba e Praia Grande. Entre as cidades do interior, destaque para Olímpia, Atibaia e Campos do Jordão. A maioria dos entrevistados (87%) fará a viagem com a família em grupos de até quatro pessoas e permanecerá no destino por três dias (53%).

Os atrativos turísticos mais citados estão relacionados à gastronomia, às praias, aos parques de diversões, às atividades de ecoturismo e aos passeios culturais. "São Paulo tem na diversidade um de seus maiores diferenciais, além de 45 milhões de viajantes potenciais, o maior mercado emissor de viajantes do país, o que é excelente, uma vez que a população do estado movimenta o turismo local", afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.

O desempenho do turismo paulista este ano deve ser o melhor dos últimos cinco anos: a estimativa é de que a economia do setor cresça 7% em 2023, segundo o CIET. Puxado pelo turismo doméstico, o PIB do turismo paulista vai bater R$ 276,8 bilhões. O turismo internacional também cresce: 1,8 milhões de turistas estrangeiros, contra 1,3 milhões de 2022. Os três maiores aeroportos de SP devem registrar 75 milhões de passageiros, na maior movimentação desde o final da pandemia, considerando voos domésticos e internacionais.

AFROTURISMO

O turismo étnico ou afroturismo, como é chamado, oferece experiências que valorizam o legado dos negros na formação da sociedade, valorizando a história e a cultura popular. No estado de São Paulo, há inúmeros destinos e atrativos com essa vocação, da capital ao interior.

No centro histórico da cidade de São Paulo, os roteiros culturais destacam a Igreja Nossa Senhora Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu, a Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, no bairro da Liberdade, e o Museu Afro, localizado no Parque Ibirapuera.

O estado também conta com a chamada Rota da Liberdade, que inclui Ubatuba, reconhecida pela gastronomia e pela Casa da Farinha, patrimônio material do município. Também integra a rota, o Quilombo Cafundó, em Salto de Pirapora, um pedacinho de Angola no Estado de São Paulo, com destaque para a produção autoral de moda.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região