As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 terminam no dia 2 de junho, próxima sexta-feira. A participação é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, seja ensino fundamental ou médio.
Os interessados devem se inscrever pelo site enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Os participantes devem ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. As provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, serão aplicadas no dia 27 de agosto.
O participante que faltou à prova no Encceja 2022 e não justificou sua ausência ou teve a solicitação de justificativa reprovada precisa ressarcir ao Inep, que organiza a prova, o valor de R$ 40, caso queira fazer o Encceja 2023.
A secretária de Educação de Catanduva, Cláudia Cosmo, explica que esta é uma forma de pessoas que não tiveram acesso à escola na idade própria conseguirem a conclusão das etapas da educação básica.
“Não é uma prova obrigatória para quem está matriculado no EJA (Educação de Jovens e Adultos). Qualquer pessoa que não tenha concluído a educação básica pode fazer a inscrição, dentro do período de inscrições aberto pelo MEC (Ministério da Educação), porque é uma política federal. Depois tem o dia da prova, a pessoa realiza essa prova e se ela atingir conceitos mínimos para ser aprovada na prova do Encceja ela tem o certificado de conclusão da educação básica”, esclarece.
Autor