O verão é uma época que possibilita brincar nos parques e praças, piscinas, viajar e levar os animais para passear e brincar com água. Porém, há alguns cuidados que devem ser tomados com os bichinhos de estimação em dias de muito calor.
A insolação, ou hipertermia, acontece quando o animal é exposto à alta temperatura, o que pode acontecer em situações corriqueiras, como um passeio no parque, na praia ou até mesmo no ambiente em que vive, como o quintal. No verão, esses ambientes tendem a sofrer um brusco aumento de temperatura repentinamente.
A médica veterinária integrativa Melissa Bueno explica ser de extrema importância notar sinais que o pet dá indicando que está sofrendo com o calor, como respiração ofegante, boca aberta, fraqueza.
Ela dá ainda algumas dicas para amenizar o calor, como escolher bem os horários para os passeios e preferir passear nos horários em que o sol está menos quente, antes das 10 e depois das 16 horas.
"Além disso, é bom trocar o asfalto pela grama, para evitar queimadura nas patas; mantenha potes de água fresca e limpa próximo ao animal. Isso incentiva que o bichinho se mantenha hidratado", diz Melissa, que indica colocar pedras de gelo no pote para manter a água sempre fresca e ter o banho e a tosa como hábitos frequentes.
“Ao perceber algum sinal de insolação, procure um médico veterinário rapidamente”, instrui a profissional.
Autor