Uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros está chegando: o Carnaval. Mas esse pode ser um período perigoso e estressante para os animais de estimação. Por esse motivo, alguns cuidados são necessários para garantir que seja possível curtir a festa com tranquilidade e com os bichinhos em segurança.
A médica veterinária integrativa Melissa Bueno orienta para que os tutores não deixem o animal sozinho e sem supervisão, mesmo que seja por um dia, para evitar que se acidente de forma muito grave, causando prejuízo para a saúde ou até mesmo o óbito do pet.
Se não houver alternativa, é imprescindível preparar o ambiente para evitar qualquer tipo de problema, retirando do ambiente os objetos pontiagudos, materiais que possam quebrar, plantas, produtos de limpeza ou medicamentos que o animal possa vir a ingerir. Deve-se ainda ter cuidado com portas e janelas, deixando tudo sempre bem fechado.
Melissa ainda dá outras dicas, como: evitar levá-los a festas ou desfiles, onde podem ser expostos a barulhos ensurdecedores, multidões e possíveis acidentes; certificar-se de que o pet tenha uma identificação adequada, como um colar com um nome e telefone, caso se perca; manter sempre uma fonte de água fresca disponível, especialmente se o tutor estiver levando-o consigo durante o dia; lembrar-se de que os pets podem ser sensíveis ao barulho e a mudanças na rotina, então é importante ser consciente de suas necessidades durante essa época.
CUIDADOS NAS VIAGENS
Durante as viagens, é importante não alterar a rotina alimentar do animal, a fim de evitar quaisquer alterações fisiológicas e comportamentais, como diarreia e vômito.
“Leve o alimento que o animal consome na quantidade adequada para os dias de viagem. Não se esqueça dos acessórios, como comedouro, bebedouro, toalhas, brinquedos e caminha para que ele se adapte rapidamente à mudança de ambiente”, instrui Melissa.
Outros cuidados citados pela médica veterinária são: procurar manter os mesmos horários das refeições do animal; oferecer água limpa e fresca à vontade ao animal, principalmente agora no verão, quando os dias são mais quentes; manter a carteirinha de vacinação do pet em dia; nas viagens de carro, utilizar caixa de transporte; em caso de viagem de avião, verificar previamente as normas da companhia aérea para o embarque do animal; certificar-se que o hotel no qual irá se hospedar e lugares que planeja visitar aceitam animais de estimação.
Autor