As férias estão chegando e muitas famílias já estão programando seus merecidos dias de descanso e pensando em incluir os pets na viagem. Por isso, vale conferir algumas dicas antes de fazer as malas. Assim, é possível preparar uma viagem tranquila e, principalmente, segura para o seu pet.
A médica veterinária integrativa Melissa Bueno recomenda que, durante o trajeto, paradas estratégicas sejam realizadas a cada duas ou três horas para andar um pouco, além de fazer xixi e cocô. Essas paradas têm de acontecer em locais seguros, com uso de coleiras e guias para evitar acidentes.
“O tutor deve escolher as horas mais frescas do dia, devido ao calor, além de utilizar o ar-condicionado durante o percurso, já que os cães sofrem muito com a combinação calor e estresse por ansiedade”, recomenda. É preciso estar atento também ao jejum para evitar enjoos e vômitos no caminho.
NA PRAIA
A entrada de animais não é permitida em todas as praias brasileiras, principalmente, por questões ambientais. Porém, há exceções. Caso o destino for uma bela praia, saiba que alguns cuidados são necessários: os cães não devem fazer suas necessidades na areia. Por isso, levo-o para passear antes; imprevistos acontecem, sendo assim, recolha o coco do seu animal o mais rápido possível.
Além disso, é imprescindível que o pet esteja com seu ciclo vacinal completo e atualizado, para evitar contaminação por doenças.
“Cuidado com arbustos e grama, que podem estar contaminados por pulgas e ácaros. Atenção ao sol e calor extremo. Mantenha seu pet hidratado. Atente-se aos horários em que o asfalto e a areia estejam muito quentes, para evitar queimaduras nas almofadinhas das patas”, salienta.
O médico veterinário, segundo Melissa, pode passar todas as recomendações necessárias aos pets, uma vez que ele conhece a saúde e histórico do animal.
Autor