
Integrantes do Grupo de Mães TEApoio foram recebidas pelos vereadores de Catanduva na terça-feira, 18, antes da sessão legislativa. Cláudia Vaz de Lima, líder e idealizadora do grupo, Maísa Mara e Roseli Batista de Lima representaram as 136 participantes do movimento que luta pelos direitos da pessoa com TEA – Transtorno do Espectro Autista.
A reunião foi conduzida pelo presidente Marcos Crippa e teve a participação de dez vereadores: Dr. Sinval Malheiros, Gleison Begalli, David Roger, Ivan Bernardi, Manoel Gol de Ouro, Taise Braz, Pastor Júlio, Ivânia Soldati e Laura Luiza Protetora. A iniciativa partiu de Taise Braz, que, inicialmente, propôs o uso da tribuna pelas representantes do grupo.
“Pedimos para estar na presença dos vereadores para termos a oportunidade para falar sobre o Abril Azul. Instituído em Catanduva, assim como no mundo inteiro, é o mês para se trabalhar a conscientização sobre o autismo, dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista, e isso inclui lutas por políticas públicas”, explica Cláudia Vaz de Lima.
A partir disso, foram apresentadas pautas deficitárias relacionadas ao autismo em Catanduva, entre elas a falta de terapias na rede pública de saúde e de cuidadores em sala de aula.
“Precisamos que nos apoiem para que professores e cuidadores recebam treinamentos efetivos, e de auxílio psicológico para as famílias que convivem com pessoas com TEA. Outro pedido foi a busca de apoio de empresas para inclusão desse público no mercado de trabalho”, pontua.
Para cada item foram apresentados exemplos vividos pelas famílias acompanhadas pelo Grupo de Mães TEApoio. “A reunião foi muito proveitosa, saímos felizes e esperançosas, pois os vereadores se mostraram sensíveis e já foi possível deslumbrarmos algumas ideias efetivas para solução dos problemas”, avaliou a ativista.
De acordo com a Câmara, as reivindicações apresentadas pelas mães do TEApoio serão discutidas entre os vereadores, que irão analisar como ajudar nos pedidos feitos.
CONVITES
As integrantes do TEApoio convidaram os vereadores e a sociedade como um todo para dois eventos. O primeiro é a 4ª Caminhada do Autismo, no dia 5 de abril, a partir das 8h30, na Praça da Matriz, onde várias atividades serão realizadas. O segundo é a Missa Azul, que será em 26 de abril, às 15h, na Paróquia de Santa Rita de Cássia, em prol da inclusão dos autistas na sociedade.
Autor
