O presidente da Câmara de Catanduva, Marquinhos Ferreira (PT), e o vereador Mauricio Gouvea (PSDB) protocolaram projeto de decreto legislativo, nesta quinta-feira, 15, que propõe a criação de plebiscito para que a população decida sobre a retirada dos trilhos da área central da cidade. Segundo os autores da proposta, o objetivo é dar voz à população diante do tema polêmico.
“A linha férrea é, hoje, o maior transtorno do nosso município. Esse projeto vai tramitar na casa, esperamos que todos os vereadores e vereadoras aprovem por unanimidade, até porque a população vai poder exercer o estado democrático de direito. Depois o projeto será encaminhado à justiça eleitoral para todas as providências dessa eleição”, explica Marquinhos.
O parlamentar ressalta que essa decisão impactará diretamente a cidade, tanto em termos de mobilidade quanto de planejamento urbano. “É essencial que todos tenham a oportunidade de participar desse processo democrático e contribuir para a construção de um futuro melhor.”
Segundo o presidente da Câmara, a ideia do projeto partiu do movimento “Por Catanduva”, que defende a construção de um novo contorno ferroviário no município, de forma a respeitar o projeto que consta na concessão federal assumida pela empresa Rumo Logística.
“Nosso objetivo é promover um debate saudável e transparente, fornecendo informações claras e imparciais sobre as vantagens e desvantagens da retirada dos trilhos do trem. Queremos que todos tenham acesso a dados relevantes e possam tomar uma decisão informada, pensando no melhor para nossa cidade”, complementa.
Autor