O secretário de Administração da Prefeitura de Catanduva, Richard Casal, visitou nesta segunda-feira, 6, o presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Ferreira (PT), e pediu apoio e agilidade do Legislativo para aprovação do dissídio do funcionalismo municipal. O vereador César Patrick (Republicanos) também participou do bate-papo.
Casal fez valer seu bom relacionamento com os vereadores na tentativa de acelerar a votação do projeto de lei que garante o reajuste salarial de 15% aos servidores públicos. A proposta será lida na sessão ordinária desta terça-feira, 7, a primeira do ano, e deve ser votada na próxima semana.
Após o contato com os parlamentares, Casal acredita que o projeto será aprovado por unanimidade. “Em todos os momentos que precisamos, pudemos contar com a ajuda dos vereadores. Eles são grandes protagonistas na defesa dos direitos dos servidores públicos. A sintonia do Executivo com o Legislativo é fundamental para o progresso da cidade”, enalteceu.
De acordo com o presidente Marquinhos Ferreira, o prefeito Padre Osvaldo (PSDB) tem feito excelentes ações em prol do funcionalismo e o novo aumento salarial chega em boa hora. Ele também diz que o projeto será aprovado, independente de questões partidárias ou ideológicas.
Em nome dos tucanos, o vereador Mauricio Gouvea (PSDB) afirmou que é totalmente a favor do reajuste de 15%. “Mais uma vez o governo está olhando para os trabalhadores, para quem faz a roda girar. É um projeto nota mil. Acredito que é unanimidade”, afirmou.
Os três vereadores da bancada do PDT, Gleison Begalli, Maurício Riva e Nelson Tozo também são favoráveis. O diretório municipal é presidido justamente por Richard Casal. “Compartilhamos da mesma avaliação do Simcat e votaremos em favor dos servidores”, disse Gleison.
Os vereadores Alan Automóveis (PP), Ivânia Soldati (Republicanos) e Bellê (Cidadania) também adiantaram o “sim” ao reajuste. “Nós sabemos como é apertado o orçamento da prefeitura e como é difícil dar um reajuste de 15%. Parabenizo toda a equipe e o trabalho do prefeito Padre Osvaldo”, ressaltou Alan, enquanto Ivânia elogiou a ousadia e generosidade da administração.
NÚMEROS
De acordo com o Richard Casal, após um histórico investimento na reestruturação do quadro de funcionários, feita em agosto passado, a Prefeitura de Catanduva vai destinar mais R$ 23 milhões, no ano de 2023, para fazer a recomposição salarial de 15%.
“Assim que aprovada e sancionada, a nova lei contemplará 2.262 servidores. São estatutários, celetistas estáveis, docentes da Educação por tempo determinado e também os professores eventuais. Ao todo, cerca de 10 mil pessoas serão beneficiadas, pois na maioria das famílias de Catanduva existe pelo menos um funcionário da prefeitura”, ressaltou.
Autor