
A Câmara de Catanduva realizou sessão ordinária nesta terça-feira, 30, com retorno do vereador Dr. Sinval Malheiros, que estava ficou internado na UTI do Hospital São Domingos por problemas no coração. Recuperado, o parlamentar retornou aos trabalhos do Legislativo. Na pauta da noite, os dois projetos da ordem do dia foram aprovados com votação unânime.
O PL (Projeto de Lei) 53/2025, de autoria do presidente Marcos Crippa (PL), estabelece o Dia Municipal de Prevenção às Doenças Cardiovasculares, a ser comemorado em 29 de setembro, data alusiva ao Dia Mundial do Coração.
O projeto visa inserir a data no Calendário Oficial do Município, promovendo parcerias com instituições de saúde, escolas, associações e entidades da sociedade civil para realizar palestras, campanhas educativas, seminários, atividades físicas, entre outras orientações sobre doenças cardiovasculares e sobre a importância de hábitos de vida saudáveis.
Já o PL 54/2025, de autoria da vereadora Laura Luiza Protetora (Podemos), institui o Programa Lixo Zero nas Escolas Municipais de Catanduva. A meta é oferecer educação ambiental, a gestão adequada de resíduos e o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade no ambiente escolar. Com isso, espera-se reduzir a geração de resíduos nas escolas municipais.
A proposta é que as secretarias de Educação e de Meio Ambiente atuem em parceria, podendo contar com apoio técnico, financeiro e institucional de entes públicos e privados.
Autor
