Vereador questiona prefeitura sobre escada para desova de peixes
O Edil já havia encaminhado um requerimento com a mesma solicitação há quase um ano e até o momento, nada foi feito
Foto: CÂMARA DE CATANDUVA - Vereador Alan Automóveis afirma que peixes precisam de escada para vencer desnível na Lagoa dos Ipês
Por Guilherme Gandini | 08 de novembro, 2022

O vereador Alan Figueiredo Marçal, o popular Alan Automóveis (PP), solicitou informações via requerimento à Secretaria de Meio Ambiente a respeito da construção de uma escada que viabilize a desova das espécies de peixes que habitam o rio São Domingos.

No dia 1 de novembro, iniciou-se o período da piracema, em que os peixes enfrentam grandes jornadas rio acima a fim de garantir local adequado para sua desova e alimentação. Nessa etapa, os peixes nadam contra a correnteza em cardumes, vencendo obstáculos naturais, como as cachoeiras, e também aqueles criados pelo homem, como escadas e barragens.

O local indicado pelo parlamentar para a construção da escada fica no Lagos dos Ipês. Segundo ele, a vazante da lagoa para o rio São Domingos forma uma cachoeira de três metros de altura com queda brusca o que barraria a passagem de peixes, prejudicando a continuidade das espécies. A escada visa permitir a passagem, favorecendo o meio ambiente.

Alan ainda pede o posicionamento da Secretaria do Meio Ambiente a respeito da necessidade da construção dessa escada, que facilitaria, em sua visão, a desova dos peixes. “Encaminhei requerimento fazendo esse mesmo questionamento há quase um ano e nada foi feito. Peço informações se existe projeto para a referida obra ou abertura de um processo licitatório.”

O jornal O Regional também questionou a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura sobre a situação retratada pelo vereador, mas não houve resposta até o fechamento desta edição.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 02 de dezembro de 2024
Ministério Público denuncia esquema de compra de votos em Ibirá
Por Guilherme Gandini | 01 de dezembro de 2024
Catanduva abre 150 empregos por mês, mas tem outubro ruim
Por Da Reportagem Local | 01 de dezembro de 2024
Saec transfere coleta de lixo noturna para o turno diurno em 20 bairros