UTQ do Padre Albino faz ação para acolher vítimas de queimaduras
Foto: Divulgação/FPA - Objetivo foi acolher os pacientes internados na UTQ que enfrentam
Atividade integra o calendário do Serviço de Psicologia do HPA e faz alusão à campanha nacional dedicada ao tema
Por Da Reportagem Local | 03 de julho, 2025

Encerrando o mês de junho, a UTQ - Unidade para Tratamento de Queimados do Hospital Padre Albino recebeu ação especial em alusão ao Junho Laranja, campanha nacional dedicada à conscientização e prevenção de queimaduras.

A iniciativa, organizada pela psicóloga Vitória Aparecida Betussi, coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), teve apoio da equipe multidisciplinar da unidade, envolvendo profissionais da enfermagem, fisioterapia, corpo médico e administrativo.

O objetivo foi acolher os pacientes internados na UTQ que enfrentam, além dos desafios físicos causados pelas queimaduras, os impactos emocionais do trauma.

Os pacientes receberam cartões com mensagens de apoio e motivação, escritos pelos próprios colaboradores do setor, gerando momento de empatia, incentivo e cuidado emocional durante o processo de recuperação.

“Mais do que tratar as feridas físicas é fundamental olhar com atenção para os traumas psicológicos que esses pacientes carregam. Essa ação teve como proposta fortalecer a autoestima e oferecer gesto de carinho que contribui com o processo de cura”, destaca Vitória.

A coordenadora de enfermagem da UTQ, Isabela Cruz Paleuco Galiardo, ressaltou a importância do trabalho em equipe: “Todos os profissionais da unidade se envolveram com sensibilidade, mostrando que a humanização no atendimento é parte essencial do cuidado hospitalar.”

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga