
O Hospital de Base de Rio Preto (HB) figura entre as instituições que possuem de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) reconhecidas como de excelência pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). Por mais um ano, o HB recebe os selos de “UTI Top Performer” e “UTI Eficiente”. Entre estas, segundo a Epimed, empresa que avaliou os hospitais, o HB de Rio Preto faz parte de um seleto grupo de 211 UTIs no universo de mais de 1.800 unidades avaliadas.
Segundo a associação, o número de hospitais públicos brasileiros com UTIs reconhecidas como de excelência aumentou 45% em relação a 2024, chegando a 58 instituições de saúde. Para receber o primeiro selo, a unidade precisa estar entre as 33% melhores do país. Já o selo de UTI Eficiente é concedido às unidades acima da média, mas não entre as melhores - entre 33º e 50º.
Criadas em 2016, as certificações são concedidas pela Epimed Solutions, com validação da Amib. A Epimed possui a plataforma que reúne e analisa os indicadores de desempenho de UTIs de 750 hospitais brasileiros, dentre os quais, os maiores do país. As certificações visam reconhecer anualmente a qualidade e a excelência do atendimento prestado por esse tipo de unidade.
Somente em 2024, foram 9.689 internações pelo HB de Rio Preto que, junto com o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), possui uma das maiores estruturas de medicina intensiva do Estado de São Paulo. São 260 leitos de UTI, sendo 178 no HB de Rio Preto e 82 no HCM.
O Hospital de Base de Rio Preto é o segundo maior hospital-escola do país em produção SUS e referência para o atendimento de mais de 1,7 milhão de habitantes dos 102 municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15), atraindo pessoas de todas as regiões do Brasil e da América Latina.
Autor
