Para aliviar dores musculares e articulares, enxaquecas, dores nas costas entre outras, que são causadas algumas vezes por doenças reumáticas, o Departamento de Saúde de Urupês oferece, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), alguns tratamentos alternativos, como a ventosaterapia.
A técnica, conduzida pela acupunturista Kátia da Conceição, tem se mostrado aliada importante para quem busca alívio de dores e tensões musculares, além de melhorar a circulação sanguínea. “A ventosaterapia utiliza copos que produzem sucção na pele, estimulando assim a circulação e promovendo a sensação de relaxamento”, explica Kátia.
A profissional diz que, além da ventosaterapia, outras terapias complementares como auriculoterapia, sangria e acupuntura são oferecidas aos pacientes conforme a necessidade de cada um.
De acordo com a diretora de Saúde, Cristina Camargo, essas técnicas alternativas, aliadas a outros tipos de tratamentos, proporcionam leque maior de opções para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, abrangendo aspectos físicos, mentais e emocionais.
Para ter acesso a esses tratamentos, os pacientes devem passar por consulta médica e, caso indicado, receber guia de encaminhamento. A regulação de saúde local encaminha diretamente para a acupunturista, que atende às segundas e terças-feiras, das 15 às 19 horas. No total, a profissional realiza cerca de 100 atendimentos por mês.
Autor