Urupês oferece consultas oftalmológicas para diagnóstico precoce
Atendimentos são semanais a partir de agendamento na unidade de saúde de referência
Crédito: Carina Costa/Prefeitura de Urupês - Atendimento oftalmológico em Urupês é feito pela médica Rafaela Lopes Lomba
Por Da Reportagem Local | 31 de março, 2024

Alguns problemas relacionados à visão podem ser diagnosticados precocemente. O tratamento no início certamente evita o agravamento da condição e até mesmo a perda da visão.

Em Urupês, o Departamento de Saúde do município oferece consultas oftalmológicas gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Xisto Albarelli Rangel.

De acordo com a profissional responsável, Rafaela Lopes Lomba, no atendimento o paciente passa por uma anamnese, além de exames de medida da acuidade visual, refração (testes de lentes), biomicroscopia, entre outros procedimentos.

“O exame de biomicroscopia avalia a córnea, a íris e o cristalino do olho, e nessas avaliações podem ser detectadas alergias, doenças da córnea ou até mesmo catarata”, explica Rafaela.

Os atendimentos em Urupês são realizados semanalmente, e para agendar uma consulta, os interessados devem primeiro passar pelo clínico geral em sua Unidade Estratégia Saúde da Família e solicitar a guia para a consulta com a especialista. Após avaliação, o clínico geral realiza o encaminhamento.

A oftalmologista do município orienta ainda aos urupeenses que façam avaliação médica caso sinta alguns dos sintomas mais comuns: “quando sentirem dores de cabeça, visão embaçada, irritação e secreção ocular, coceira nos olhos, aumento de sensibilidade à luz, é recomendado passar por consulta com um oftalmologista”, orienta.

De acordo com a Diretora de Saúde, Cristina Camargo, essa e outras especialidades médicas estão disponíveis no município para atender com mais qualidade toda a população.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Urupês reduz número de larvas de dengue e alcança índice satisfatório
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Espetáculo leva informação sobre a dengue a alunos de Santa Adélia
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Potirendaba abre inscrições de processo seletivo para área da educação