No dia 21 de dezembro, a Prefeitura de Urupês realizará a inauguração do “Monumento ao Peregrino”, na praça central. O novo marco simboliza a participação do município no “Caminho da Fé”, uma das rotas de peregrinação mais famosas do mundo.
O Caminho da Fé, que liga 64 cidades até a Basílica Nacional de Aparecida, recebe anualmente milhares de romeiros que percorrem o trajeto a pé ou de bicicleta.
Desde 2021, Urupês integra o Ramal São José, que se inicia em São José do Rio Preto e passa por Cedral, Potirendaba, Ibirá e Novo Horizonte, totalizando 150 quilômetros. A rota completa até Aparecida, pelo Ramal São José, soma 894 quilômetros.
O Monumento ao Peregrino será um espaço de reflexão e inspiração para os viajantes, além de valorizar a cultura local e fomentar o turismo religioso. A iniciativa está alinhada às políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico e à promoção da identidade do município no percurso do Caminho da Fé.
A cerimônia de inauguração contará com a bênção do monumento, realizada pelo pároco da Paróquia São Lourenço de Urupês, padre Jessé Daniel da Cunha.
O prefeito Bica destacou a importância do novo símbolo para a cidade: “Este monumento é mais do que uma obra de arte; é um tributo aos milhares de romeiros que passam por Urupês todos os anos, deixando marcas de fé, esperança e coragem em nosso município”.
Nova escola atenderá alunos em período integral
O Departamento de Educação de Urupês vai inaugurar, na quinta-feira, 19, nova escola municipal que atenderá estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em período integral. Localizada na rua Olívio Rodrigues, nº 33, no Residencial Manoel Carreira, a escola foi construída com recursos próprios, em um investimento de cerca de R$ 3,4 milhões.
A nova unidade conta com 8 salas de aula e tem capacidade para atender até 150 alunos, aliviando a sobrecarga da EMEF Maria da Glória Robert Lima de Almeida. A escola receberá o nome de Leonor Carrera Isique, que trabalhou durante anos na Educação urupeense.
Autor