Urupês implementa Educação em Tempo Integral no Ensino Fundamental
Objetivo é ampliar o acesso à educação, diminuir lacunas educacionais entre alunos e alcançar metas estabelecidas pelo MEC
Foto: Luís Fernando da Silva/Prefeitura de Urupês - EMEF Maria da Glória de Almeida receberá os alunos para o período integral
Por Da Reportagem Local | 03 de fevereiro, 2024

A partir deste ano, o Departamento de Educação de Urupês implantará o ensino em tempo integral para duas turmas do primeiro ano do ensino fundamental da EMEF Maria da Glória Robert Lima de Almeida. A iniciativa faz parte do Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, que busca alcançar a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Esta meta tem como objetivo oferecer educação em tempo integral a pelo menos 25% dos alunos da educação básica em 50% das escolas públicas, melhorando o desenvolvimento educacional dos estudantes em aspectos físicos, intelectuais, afetivos, culturais e sociais.

Com a implantação, o Governo Federal alocará verbas adicionais para Urupês, que serão utilizadas tanto para custeio quanto para a aquisição de materiais permanentes, visando à implementação e manutenção do programa.

Em Urupês, serão contemplados 44 estudantes, divididos em duas turmas. Dois monitores serão responsáveis pelas oficinas, que focarão em atividades práticas ao invés de aulas no formato tradicional.

As aulas iniciarão às 7 horas e terminarão às 15 horas. O período da manhã é reservado para o currículo comum, com as mesmas disciplinas regulares ofertadas para os alunos de meio período. É na parte da tarde que haverá a introdução dos novos conteúdos aos alunos do tempo integral. A chamada “parte diversificada” contará com oficinas de Língua Inglesa, Tecnologia e Inovação, Orientação de Estudos, Cultura do Movimento, Linguagem Artística e Práticas Experimentais.

A escola também fornecerá todas as refeições diárias no período em que os alunos estiverem estudando, incluindo café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

QUEM PARTICIPARÁ

A seleção dos participantes do período integral teve início no final de 2023 em consulta realizada com os pais dos alunos da EMEI Thereza Yalenti Perosa, cujos filhos passarão a estudar no primeiro ano do ensino fundamental em 2024.

Além de atender aos interessados, o Departamento de Educação também está priorizando crianças de famílias em situação de vulnerabilidade, visando reduzir as desigualdades socioeconômicas e raciais observadas no desempenho acadêmico, para melhor adequação ao item III das condicionalidades educacionais do VAAR/Fundeb.

Dependendo dos resultados obtidos com a implementação do programa e das condições físicas e financeiras, o Departamento de Educação disse que pode haver ampliação da oferta de vagas para 2025.

“Este programa vai melhorar a educação dos nossos alunos, tanto acadêmica quanto pessoalmente. Focaremos em desenvolver habilidades importantes, como trabalho em equipe e pensamento crítico, dentre outras, preparando-os melhor para o futuro”, disse o prefeito Bica.

As aulas da rede municipal têm início nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, com exceção da EMEI Thereza Yalenti Perosa, cujas aulas retornam no dia 19, devido às obras de ampliação no prédio.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
Bruno & Marrone e Fiduma & Jeca fazem show solidário em prol do HB
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Prefeitura de Bebedouro abre concurso público com 78 vagas
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Educação 4.0 é tema de encontro em Rio Preto nesta terça-feira