A Prefeitura de Urupês inicia, na próxima segunda-feira, dia 4, mais uma ação de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade. O “Arrastão contra a Dengue” é um mutirão de coleta de resíduos domiciliares que podem acumular água nos quintais dos munícipes.
Durante a operação, serão coletados itens como pneus velhos, móveis e eletrodomésticos quebrados, latas, garrafas, entre outros objetos deixados em quintais, que não são mais necessários e que representam um risco à saúde pública por acumularem água parada.
A iniciativa será escalonada, começando pela região atendida pela ESF Manoel Carreira, na semana de 4 de março, e seguindo para a região da ESF Mundo Novo, na semana de 11 de março; região coberta pela ESF Boa Vista, na semana de 18 de março; região atendida pela ESF São João, na semana de 25 de março; e área da ESF Centro, nas semanas de 1º e 8 de abril.
Os agentes comunitários de saúde dos bairros distribuirão comunicados casa a casa, informando o dia exato em que o caminhão da Prefeitura passará em cada rua para a coleta dos objetos. Nos dias agendados, basta que a população deixe os itens descartados em frente às suas residências.
Além do “Arrastão contra a Dengue”, a Prefeitura de Urupês tem realizado outras ações no combate à doença, incluindo inspeções domiciliares em mais de 4.300 casas desde janeiro, programas de educação em escolas e operações de fumacê.
A Prefeitura reforça a importância da participação comunitária nesse esforço conjunto e agradece a colaboração de todos os moradores na luta contra a dengue.
A iniciativa é uma resposta ao aumento de casos notificados dessas doenças na região. Desde janeiro, Urupês conta com 19 notificações da doença, sendo 10 descartadas e 9 positivas.
Autor