A Prefeitura de Urupês entregou aparelhos auditivos a 23 munícipes, no sábado, 23, em ação que antecipou a responsabilidade do estado pelo fornecimento desses equipamentos. Os pacientes contemplados aguardavam pela liberação de vagas na saúde pública – em alguns casos, há mais de 3 anos. Segundo o Departamento Municipal de Saúde, a média de liberação de vagas pelo Governo do Estado tem sido de uma a cada dois meses.
Diante da longa espera e do aumento na fila, a prefeitura decidiu realizar processo próprio de contratação para consultas, modelagens e fornecimento dos aparelhos auditivos, que variam em modelo, conforme as necessidades específicas de cada paciente.
As pessoas que receberam os aparelhos já haviam passado por consultas no município, por um especialista em otorrinolaringologia, e realizado exames de audiometria. Nos casos de espera mais longa, novos exames foram necessários para ajustar os aparelhos às condições atuais dos pacientes. Já os munícipes que já haviam iniciado o atendimento no hospital de referência finalizarão o processo por lá.
A Diretora de Saúde, Cristina Camargo, destacou o impacto positivo da ação: “A decisão de adquirir esses aparelhos se deu porque observamos a demora do sistema estadual em atender os pacientes. Ano passado, recebemos apenas três aparelhos do estado. Com uma fila de 23 pessoas, a previsão era de que o acesso não seria possível em menos de dois anos. Então, decidimos intervir para zerar essa fila e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos nossos munícipes”, afirmou.
A Prefeitura reforça que os moradores com suspeita de perda auditiva devem procurar a unidade de saúde mais próxima para iniciar o processo de avaliação e, se necessário, iniciarem os procedimentos para obtenção de aparelho auditivo.
Autor