Urupês dá início a semana de fumacê para combater mosquito da dengue
Ação integra outros movimentos para combate ao Aedes, como inspeções domiciliares, ações educativas e coleta de resíduos
Crédito: Luís Fernando da Silva/Prefeitura de Urupês - Carro do fumacê passou pela praça central da cidade na noite de terça-feira
Por Da Reportagem Local | 29 de fevereiro, 2024

A Prefeitura de Urupês, em uma ação coordenada pelo Departamento de Saúde e pelo Controle de Endemias, deu início na última segunda-feira, 26, a uma semana de fumacê nas ruas da cidade. O objetivo é reduzir a população de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya.

As operações estão programadas para ocorrerem todas as noites desta semana, sempre a partir das 20 horas, desde que as condições climáticas sejam favoráveis.

O fumacê integra outros movimentos da Prefeitura para combate ao mosquito, como inspeções domiciliares, ações educativas nas escolas, e a coleta de resíduos que acumulam água – esta última programada para ter início na primeira semana de março.

A iniciativa é uma resposta ao aumento de casos notificados dessas doenças na região. Desde janeiro, Urupês conta com 19 notificações da doença, sendo 10 descartadas e 9 positivas.

O fumacê da última segunda-feira, 26, foi concentrado na área central da cidade e nos bairros Vilas Boas, Tavares e Jardim São Paulo. Os bairros atendidos nos demais dias serão divulgados nos Stories das redes sociais da Prefeitura, diariamente, conforme a ação for acontecendo.

RECOMENDAÇÕES

O Controle de Endemias orienta que os moradores tomem precauções durante a semana de fumacê. É recomendado que alimentadores e bebedouros de animais de estimação, assim como criadouros de abelhas e aquários, sejam devidamente cobertos para evitar exposição à fumaça. Além disso, utensílios de cozinha e alimentos devem ser protegidos.

Pessoas com histórico de problemas respiratórios são aconselhadas a permanecerem em ambientes fechados, já que, apesar de o inseticida utilizado não ser considerado nocivo à saúde humana ou de animais de estimação em um primeiro momento, o contato direto com a fumaça não é recomendado.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 04 de dezembro de 2024
Fiscalização do TCE também passou por Catiguá, Elisiário e Embaúba
Por Da Reportagem Local | 03 de dezembro de 2024
Moradora de Novo Horizonte transforma vitória em solidariedade
Por Da Reportagem Local | 03 de dezembro de 2024
Elisiário abraça mais uma vez o HCC com a campanha Doe Leite