Unimed Catanduva e HUSD doam eletrônicos para ONG local
Equipamentos foram entregues para a Eficiente Visual - Efivi
Foto: UNIMED CATANDUVA - Foram doados mais de 100 itens, entre gabinetes, fontes, monitores e impressoras 
Por Da Reportagem Local | 21 de abril, 2022

A Unimed Catanduva, com o apoio do departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), realizou a entrega de equipamentos eletrônicos para a Eficiente Visual (Efivi), organização não governamental de apoio a pessoas com deficiência. Foram doados mais de 100 itens, entre gabinetes, fontes, monitores, impressoras, dentre outros, alocados na cooperativa e Hospital Unimed São Domingos (HUSD).  

A ação, que integra a cultura organizacional da cooperativa, tem foco na sustentabilidade e responsabilidade social. Com atuação no campo do conhecimento, a Efivi oferece aulas gratuitas de computação e eletrônica básica, levando aos estudantes um aprendizado aprofundado.  

“A gente recolhe todo tipo de equipamento eletrônico, utilizado em aulas práticas de conserto, aulas de computação, eletrônica. Tudo o que é consertado é doado para pessoas com deficiência ou para outras associações. O que não tem conserto ou utilidade, é desmontado até o último parafuso, realizando a devida separação dos materiais, que são vendidos e revertidos em dinheiro para a organização”, explicou o presidente da Efivi, Heraldo Márcio Galvão. 

Galvão, que retornou aos estudos aos 44 anos, passou a produzir material para auxiliar uma colega de classe. A partir disso, decidiu fundar uma ONG para deficiente visual e, identificando a falta de equipamentos eletrônicos ao público que atendia, passou a realizar doações de computadores. “Além das doações, a ONG foi abrindo mais campos, até que me deram a ideia de começar a dar aulas: além de ajudar, transmitir conhecimento, estaria sendo um multiplicador”, complementou. 

“A Unimed está fazendo uma parte social, dando suporte às pessoas e, indiretamente, capacitando pessoas para o mercado de trabalho. O impacto psicológico que acontece em uma pessoa cega, que recebe um computador e consegue navegar na internet, é imensurável, um equipamento que gera “ene” possibilidades, um trabalho primordial da cooperativa”, finalizou Galvão, dando ênfase ao papel de sustentabilidade e responsabilidade social realizado pela cooperativa.   

ONDE DOAR? 

A Efivi tem ponto de coleta 24 horas na rua Octávio Alves de Araújo, 68, no Tarraf II, em Catanduva. Outras informações pelo WhatsApp (17) 98165-4034. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci