Unifipa sedia curso de capacitação paralímpica em dezembro
Programa tem como objetivo capacitar profissionais de educação física, alunos e educadores esportivos para ensinarem esportes paralímpicos
Foto: Comunicação/FPA - Aulas práticas contarão com oito modalidades divididas em duas grades
Por Da Reportagem Local | 24 de outubro, 2023

A Unifipa receberá o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que visa fomentar o esporte paralímpico de base. As atividades serão realizadas de 12 a 15 de dezembro.

O projeto tem como foco capacitar professores de educação física da rede pública e privada, entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas, podendo receber, também, alunos dos cursos de Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia e outros.

“Durante os quatro dias do programa, os alunos terão a oportunidade de receber capacitação técnica, teórica e prática do esporte paraolímpico para iniciar ou dar continuidade em trabalhos que já desenvolvem ao processo educativo-esportivo”, disse o coordenador do curso de Educação Física da Unifipa, professor mestre Igor Augusto Braz.

As aulas práticas da capacitação contarão com oito modalidades divididas em duas grades. “Serão duas modalidades a cada dia, sendo atletismo e bocha, ciclismo e goalball, futebol de 5 e vôlei sentado, e tênis de mesa e natação. Desta forma, enquanto uma turma está em aulas práticas outra estará em formação teórica.”, explica Igor.

No dia 21 acontecerá a cerimônia de abertura do Curso Paralímpico, com participação de representantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estadual de Esportes, representantes da prefeitura, Câmara Municipal e a reitoria da Unifipa. Os interessados em participar podem se inscrever através do site https://paralimpico.com.br/. Com carga horária de 8 horas diárias, o curso é gratuito e será oferecido certificado, kit de participação, café da manhã e almoço, a depender das modalidades escolhidas.

Até o momento, foram capacitados mais de 7.500 participantes em mais de 62 etapas já realizadas desde seu início, em 2021, com mais de 300 municípios do Estado.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região