Unifipa realiza Encontro Integrativo de Pedagogia para profissionais da área
Tema abordado foi “Alfabetização em debate: políticas públicas educacionais, formação docente e desafios no cenário atual“
Crédito: Divulgação/FPA - O objetivo do encontro foi trazer à discussão a temática da alfabetização no atual contexto educacional
Por Da Reportagem Local | 26 de março, 2024

Na última quinta-feira, dia 21, foi realizado o “II Encontro Integrativo Pedagogia Unifipa: Alfabetização em debate: políticas públicas educacionais, formação docente e desafios no cenário atual” no auditório do Câmpus São Francisco.

O evento reuniu alunos, professores e egressos do curso, secretários municipais de Educação, articuladores regionais e municipais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), demais docentes dos municípios parceiros do CNCA e supervisores do PIBID/UNIFIPA.

O encontro, realizado em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Catanduva, reuniu educadores dos quinze municípios que participam do CNCA e foi aberto por Maria Sílvia Azarite Salomão, coordenadora do curso de Pedagogia, seguida pelas falas da Dirigente Regional de Ensino Catanduva, Alessandra Queiroz Gomes, e Andreia de Haro Moreno, pró-reitora de Ensino de Graduação, Extensão, Assuntos Comunitários e EAD da Unifipa. Na sequência foi ministrada a palestra “Alfabetização: cursos e discursos” pela mestra em educação Maria Inês Miqueleto.

O objetivo do encontro foi trazer à discussão a temática da alfabetização no atual contexto educacional, com ênfase nas políticas públicas educacionais e nos desafios postos na formação de professores alfabetizadores.

Considerando a alfabetização das crianças brasileiras um direito e elemento estruturante para a construção de trajetórias escolares bem sucedidas ao longo da Educação Básica, o evento possibilitou o debate acerca das atuais demandas dos professores alfabetizadores, especialmente as relacionadas à garantia da alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, instituída pelos marcos legais.

A PALESTRANTE

Maria Inês Miqueleto possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação. Trabalhou por trinta anos na Rede de Ensino Estadual de São Paulo como professora e coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Vencedora do prêmio Educador Nota 10 na categoria “Gestor Nota 10” da Fundação Victor Civita, 14ª Edição em 2011.

Foi blogueira da revista Gestão Escolar da Editora Abril e do Blog “Coordenadoras em Ação” entre 2012 e 2014. Foi orientadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa pela Diretoria de Ensino de Taquaritinga. Mobilizadora Social da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Ibitinga e o Instituto Votorantim.

Atualmente é docente e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga FAIBI), presidente do Conselho Municipal de Educação de Ibitinga e vice-presidente da ONG Imagine da mesma cidade.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 19 de maio de 2024
Unifipa abre inscrições para Segunda Licenciatura em Educação Especial
Por Guilherme Gandini | 18 de maio de 2024
Antigomobilistas realizam encontro mensal de carros na Praça da Matriz
Por Guilherme Gandini | 17 de maio de 2024
Foragido da saidinha é preso suspeito de matar idosa com marreta