Unifipa promove palestra sobre mitos da musculação para crianças
Professor Andrei Lopes falou sobre a prática do esporte na fase infantil, enalteceu benefícios e fez demonstrações práticas
Foto: Comunicação/FPA - Palestra foi enriquecida com demonstrações práticas sobre o treinamento para crianças
Por Da Reportagem Local | 15 de outubro, 2024

Alunos do curso de Educação Física da Unifipa participaram da palestra "Derrubando mitos do treinamento de força e musculação para crianças", ministrada no início deste mês pelo professor doutor Andrei Lopes, autor do livro "Fecha a Carinha e Treina". Com mais de 20 anos de experiência na área de treinamento de força, cursos e palestras, Lopes também foi coordenador do projeto “Musculação Infantil” da Universidade Estadual da Paraíba (2016 a 2024).

O professor abordou alguns dos principais mitos que cercam a musculação infantil, começando pela crença equivocada de que o treinamento de força prejudica o crescimento das crianças. "Essa ideia de que a criança não vai crescer se fizer musculação é mito que já foi derrubado há 40 anos, mas ainda persiste culturalmente", destacou.

Ele explicou que a musculação, sendo atividade sem impacto, não prejudica as cartilagens de crescimento, diferentemente do que se imaginava. "O que realmente importa é que o treino seja supervisionado pelo profissional de Educação Física habilitado", reforçou.

Outro mito abordado foi a suposição de que as crianças não gostam de musculação. "Durante meus anos de experiência vi alunos começarem crianças e continuarem a treinar até a adolescência e vida adulta. A principal razão para começar essa prática é melhorar a autoestima, especialmente em crianças que enfrentam o sedentarismo e a falta de estímulos físicos."

Ele explicou que, ao contrário de outros esportes, onde crianças menos habilidosas podem ser excluídas, a musculação permite que a criança se compare consigo mesma, o que gera aumento contínuo de autoestima e motivação.

Além disso, o professor apresentou dados sobre os benefícios da musculação na infância para a saúde em longo prazo. "Crianças que praticam musculação têm quase 80% menos chances de desenvolver osteoporose na vida adulta e 76% menos chances de se lesionar no esporte", disse.

A palestra foi enriquecida com demonstrações práticas, em que o professor mostrou como o treinamento de força para crianças pode ser lúdico e eficiente ao mesmo tempo. Ele também utilizou exemplos interativos com os alunos da Unifipa e destacou trechos de seu livro, que serve como guia prático para educadores físicos interessados em trabalhar com o público infantil.

Para o professor Igor Braz, coordenador do curso de Educação Física, a palestra foi relevante para os futuros profissionais. "A musculação infantil é tema de grande importância, especialmente para os alunos que desejam seguir a carreira como educadores físicos. Desmistificar esses conceitos e entender como aplicar corretamente o treinamento de força com crianças abre novas perspectivas de atuação e contribui para a formação de profissionais mais completos e capacitados", afirmou.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci