A Unifipa promoveu a palestra "Educação & Futuro: Impactos, Desafios e Oportunidades", na segunda-feira, 16, com o educador José Motta Filho. O evento teve como objetivo discutir os desafios contemporâneos da educação e a importância de abordagem pedagógica que incentive os alunos a pensar, agir e sentir, promovendo aprendizagem significativa.
Segundo o palestrante, a combinação desses três elementos é fundamental para impulsionar mudanças de comportamento o que, de acordo com a neurociência, está diretamente relacionado ao processo de aprendizado eficaz.
Motta Filho ressaltou a relevância das tecnologias emergentes na educação, como a inteligência artificial, realidade aumentada e plataformas digitais. Defendeu o uso dessas ferramentas com propósito pedagógico, mas sem abandonar recursos tradicionais como o livro e o caderno.
"Acredito que conseguimos refletir sobre o que realmente importa para enfrentarmos o futuro da educação, com os pés no chão e a mente aberta para novas ideias, visando levar a educação no Brasil a um novo patamar", afirmou.
Durante a palestra, Motta conduziu dinâmicas interativas com os participantes permitindo que, ao final, todos compartilhassem suas perspectivas sobre a educação. O evento, promovido pela Unifipa, contou com a presença de profissionais de diferentes áreas da Fundação Padre Albino.
Residente em Curitiba/PR, José Motta Filho possui doutorado em Educação e é mestre em Tecnologias Emergentes. Ele atua como palestrante, pesquisador e entusiasta de inovações educacionais e metodologias ativas de ensino. Além disso, é docente em programas de pós-graduação em Educação na PUC-RS e em Práticas Inovadoras na Educação no Biopark/PR.
Também é embaixador oficial da MUST University (Flórida, EUA), diretor educacional da Silicon Valley Brasil, Head of Edtech da Beenoculus e Beetools (VR e Metaverso) e advisor do Circuit Launch Education Program no Vale do Silício (Califórnia, EUA).
Autor