Unifipa participa do Programa Municipal de Orientação Vocacional
Ação visa apresentar áreas de atuação profissional para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Foto: Divulgação - Todos os cursos oferecidos pela Unifipa foram destaque nas apresentações
Por Da Reportagem Local | 08 de outubro, 2024

A Unifipa participou do ‘Programa de Orientação Vocacional’ realizado toda primeira semana de outubro em Catanduva. O programa, criado por lei em 2021 pelo vereador Alan Figueiredo Marçal, é coordenado pela Secretaria de Educação do município em parceria com instituições educacionais e tem como objetivo orientar alunos do 9º ano das escolas municipais sobre as diferentes opções de carreiras e profissões.

A instituição foi convidada para demonstrar, por meio de seus coordenadores e docentes, o amplo conhecimento de mercado que seus cursos superiores oferecem. Com isso, os alunos conheceram mais sobre os diversos campos de atuação e as oportunidades de carreira que as profissões proporcionam.

Os encontros foram realizados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Anos Finais Nelson de Macedo Musa, Arnaldo Zancaner, Graciema Ramos da Silva, Waldemar Martins Aydar e Darci Helena Delgado Januário e envolveram aproximadamente 315 alunos.

Todos os dez cursos oferecidos pela Unifipa, como Administração, Direito, Educação Física e Farmácia, foram destaque nas apresentações. Janaína Rogante Huck, da Área de Negócios da Unifipa, ressaltou a importância de os estudantes do 9º ano conhecerem as opções profissionais já no início do Ensino Médio: “Muitos alunos estão começando a traçar seu futuro e é essencial que tenham contato com as diferentes áreas de atuação para escolhas mais conscientes e alinhadas com seus interesses. Muitas vezes eles desconhecem a oferta de cursos superiores disponíveis em Catanduva, que estão prontos para prepará-los para o mercado de trabalho.”

O professor Alexandre Mendes, docente do curso de Educação Física, destacou as múltiplas possibilidades de atuação na área: “O curso de Educação Física oferece duas grandes vertentes: bacharelado e licenciatura. O profissional pode trabalhar em academias, clubes, clínicas de reabilitação, escolas, com treinamentos personalizados, entre tantas outras oportunidades. A área é vasta e há grande demanda por profissionais qualificados.”

Além dos coordenadores e docentes, o analista técnico da Unifipa, Guilherme Santana, também esteve presente, que foram coordenados por Elis Regina da Silva, diretora do Departamento de Orientação Pedagógica Anos Iniciais e Finais da Secretaria de Educação.

“A participação da Unifipa vem reforçar nosso compromisso em contribuir com a formação e orientação vocacional dos alunos da rede municipal de ensino. O programa pode ajudar a fazerem escolhas profissionais que atendam tanto suas aptidões quanto às demandas do mercado de trabalho”, ressaltou Elis Regina.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 22 de outubro de 2024
Curadores visitam obras dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos
Por Da Reportagem Local | 22 de outubro de 2024
Homem é preso por tráfico de drogas e corrupção ativa em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 22 de outubro de 2024
Foliões de mais de 200 cidades já garantiram convites para o OBA Festival