Unifipa confirma qualidade com nota máxima na avaliação do MEC
Unifipa confirma qualidade com nota máxima na avaliação do MEC
Foto: Comunicação/FPA - Unifipa consolida-se no seleto grupo de centros universitários com as melhores notas
Por Da Reportagem Local | 05 de julho, 2023

O Centro Universitário Padre Albino - Unifipa, de Catanduva, obteve nota máxima (5) por meio de avaliação do MEC - Ministério da Educação para recredenciamento, consolidando-se de vez no seleto grupo de centros universitários classificados entre os melhores do país. A análise faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é coordenada pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pelas estatísticas, pesquisas e avaliações implementadas pelo MEC.

A Comissão de Especialistas do Inep/MEC, formada por Gilson Batista de Oliveira, Eduardo Henrique Gomes Rodrigues e Roberto Carlos Sales, esteve da Unifipa de 26 a 28 de junho último e avaliou cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

“O conceito máximo obtido por meio da avaliação do MEC mostra a capacidade da Unifipa em formar profissionais qualificados e contribuir para o desenvolvimento regional, desempenhando papel fundamental no avanço da educação e no fortalecimento da comunidade local”, disse o reitor Nelson Jimenes. “Toda a comunidade acadêmica, formada por alunos, professores, auxiliares de ensino, a diretoria e a própria Mantenedora, a Fundação Padre Albino, se enche de júbilo e comunga essa satisfação com Catanduva e toda região”, complementou.

Para ele, “esse juízo vem coroar e demonstrar a qualidade do ensino que ofertamos o que, na verdade, serve de balizamento para a vida de todos nós. Qualidade de ensino, seriedade de propósitos e respeito pelo ser humano e pela educação são os pilares que estimulam a Unifipa a, cada vez mais, trilhar o caminho do ideal em termos de ensino-aprendizagem”.

A vice-reitora Cristiane Procópio de Oliveira parabenizou a todos que empenharam seu trabalho para que a instituição conseguisse chegar à nota de excelência. “Parabéns à equipe pelo resultado alcançado. É motivo de orgulho e reconhecimento para todos os envolvidos. Esse resultado reflete o comprometimento, a dedicação e a competência de cada membro da equipe - professores, coordenadores, funcionários administrativos, nossos estudantes e egressos”.

Cristiane ressalta que o resultado é reflexo do trabalho e da busca constante pela excelência em todas as áreas da instituição. “Alcançar a nota máxima no MEC é um feito significativo e demonstra o compromisso em oferecer educação de qualidade, preparando nossos alunos para os desafios do mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade”.

Por fim, a educadora olha para o futuro. “A partir dessa nota máxima temos que nos ater cada vez mais à missão, aos valores e aos objetivos estratégicos da Unifipa para que implementemos sempre medidas que deem continuidade aos investimentos na infraestrutura, tecnologia, implantação de novos cursos e na manutenção da Extensão e Pesquisa de forma vigorosa. Parabenizo o envolvimento dos discentes, docentes, técnicos, egressos e trabalhadores terceirizados durante o período da avaliação”, considera ela.

HISTÓRIA

Mantida pela Fundação Padre Albino, a Unifipa tem mais de 50 anos de tradição em ensino de excelência, pesquisa e extensão. É resultado do sonho de um homem que dedicou sua vida às causas sociais, Padre Albino, religioso português que escolheu o Brasil como sua terra e Catanduva como local onde desenvolveria sua missão de amor ao próximo. Foi ele o responsável pela criação do primeiro hospital da cidade, a Santa Casa de Misericórdia, hoje Hospital Padre Albino, que oferece atendimento aos moradores de Catanduva e região.

Em 2017, a instituição foi elevada à condição de Centro Universitário, passando a utilizar a denominação Unifipa. Possui dois campi, o campus sede, na rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema, onde funcionam os cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia, e o campus São Francisco, na rua Seminário, 281, bairro São Francisco, onde estão os cursos de Administração e Direito. Recentemente incluiu em seu portfólio o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, o primeiro 100% EAD.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 03 de dezembro de 2024
Ex-diretor do Ibama debate queimadas e infrações ambientais
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Catanduva integra grupo de 28% das cidades do país com aterro sanitário
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Começa a construção da superestrutura do novo prédio no Emílio Carlos