
A Unifipa Catanduva acaba de anunciar a abertura do processo seletivo do curso de graduação em Psicologia, credenciado com a nota máxima 5 pelo MEC. Com início das aulas já em março, as inscrições gratuitas para o vestibular têm início na próxima terça-feira, dia 18, e vão até quinta-feira, 20. As provas online serão aplicadas nos dias 21 e 22 de fevereiro.
Ao todo serão disponibilizadas 60 vagas para cada período, matutino e noturno, com aulas presenciais. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 24 de fevereiro e os convocados deverão realizar suas matrículas entre os dias 25 e 26 do mesmo mês.
Segundo a coordenadora do curso, professora Luciana Calza, a demanda pela graduação em Psicologia surgiu da própria comunidade acadêmica que procura pela graduação com resultado de excelência da Unifipa. "O aluno aprenderá a atuar nas diversas áreas da psicologia, como ciência e profissão, além de contribuir para a promoção, proteção e reabilitação da saúde mental", afirma.
Ela destaca ainda que a empregabilidade no setor é alta, com oportunidades em unidades de saúde, hospitais, escolas, empresas, clínicas, ONGs, órgãos públicos e privados, assessorias, consultorias e instituições voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência, além da docência em cursos da área.
“Uma das vantagens do curso na Unifipa é a possibilidade de estágios curriculares supervisionados em unidades próprias da Fundação Padre Albino, como os hospitais e o Colégio Catanduva, além de instituições parceiras, incluindo hospitais psiquiátricos, UBSs, Caps, escolas, empresas, Cras e Creas do município.
O curso tem duração de cinco anos. A Unifipa também aceitará ingressos por meio do Enem (com notas a partir de 2016) e portadores de diploma de graduação.
No município de Catanduva, segundo dados coletados em novembro de 2024, há 118 profissionais psicólogos registrados para população de 119.426 pessoas (IBGE, 2024), resultando num índice de 0,9 psicólogos/1000 habitantes, inferior à média do país. A abertura de um novo curso de Psicologia no município contribuirá com essa demanda social.
Para a vice-reitora, Cristiane Procópio de Oliveira, a região carece de profissionais de saúde mental, tornando difícil para a população acessar serviços especializados. “A abertura do curso de Psicologia ajudaria a suprir essa falta, permitindo que os profissionais de saúde mental trabalhem em conjunto com outros profissionais de saúde para oferecer assistência integral e eficaz à população”, enfatiza.
O edital já está disponível no link unifipa.com.br/psicologia e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 772 5393 ou pelo whatsapp (17) 99789-9449.
Autor
