Unidades de Saúde de Santa Adélia vacinam contra gripe de segunda a sexta
Objetivo é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença; atendimento é feito das 7 às 17 horas
Crédito: Divulgação - Vacina utilizada é a trivalente, com três tipos de cepas de vírus em combinação
Por Da Reportagem Local | 11 de abril, 2024

A Campanha de Vacinação contra a Gripe já está em andamento em todo o país. Em Santa Adélia, todas as unidades de saúde estão vacinando de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação permite, ao longo do ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e a sobrecarga nos serviços de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, mas desde o ano passado há uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral, por isso, a necessidade de adiantar a campanha para proteger a população, principalmente idosos, gestantes, profissionais de saúde, educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que se tenha uma população protegida antes do inverno.

A vacina utilizada é a trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Quem deve se vacinar: crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros.

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. É importante levar documento com foto e carteira de vacinação.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Correios implanta CEP por logradouro em Pindorama e outros 16 municípios
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Elisiário faz apresentações teatrais sobre dengue nas escolas e no Cras
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Projeto itinerante Movimento & Saúde chega a Itajobi neste sábado