O Brasil tem 42,2 milhões de brasileiros que residem em domicílios alugados, segundo dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados na quinta-feira, dia 12, pelo IBGE.
Isso significa que uma em cada cinco pessoas, ou 20,9% da população, mora em casas locadas, confirmando a tendência de alta vista na coleta da década anterior, quando o percentual passou de 12,3% para 16,4%. Trata-se do maior percentual em 42 anos, desde o Censo de 1980.
Além disso, os números divulgados mostram a quantidade de pessoas morando em residências com acesso à internet e máquina de lavar e de cidadãos que residem em situação precária. A média nacional, no primeiro caso, é de 89,4%; no outro item, chegou a 68,1%.
De acordo com o IBGE, em Catanduva, 24,4% da população moram em domicílios alugados. Já com relação aos serviços de internet, a cidade supera a média nacional, uma vez que 93,3% das casas possuem acesso ao mundo virtual.
Quanto à existência de máquina de lavar, eletrodoméstico dos mais caros, mas que facilita a vida diária, 90% das pessoas de Catanduva moram em domicílios com esse eletrodoméstico.
Por fim, o censo analisou o tipo de moradia para definir sua precariedade, como domicílios com parede de madeira e as casas de taipas sem revestimento. Cerca de dois milhões e meio de brasileiros vivem nessas condições. Em Catanduva, essa situação não foi encontrada.
Autor