Tribunal de Justiça instala 2ª Vara do JEC em São José do Rio Preto
Juizados Especiais Cíveis foram criados como instrumentos de democratização para resolução de causas de menor complexidade
Foto: Gilberto Marques - 2ª Vara do Juizado Especial Cível ficará no Fórum Doutor Silvio Irineu Bednarski
Por Da Reportagem Local | 21 de novembro, 2024

O Tribunal de Justiça de São Paulo instala na próxima segunda-feira, 25, às 14h30, a 2ª Vara do Juizado Especial Cível (JEC) da Comarca de São José do Rio Preto. A solenidade será conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, no Fórum Doutor Silvio Irineu Bednarski.

Para o chefe do Judiciário paulista, a unidade é fundamental para a ampliação do atendimento à população. “É sempre uma alegria para o Poder Judiciário de São Paulo instalar uma nova unidade, especialmente um juizado especial, que foi concebido para dar mais celeridade à prestação jurisdicional.”

A juíza diretora do fórum, Luciana Cassiano Zamperlini Cochito, destaca que a instalação “proporcionará à população, principalmente a parcela mais humilde, uma Justiça mais rápida e eficiente”. A 2ª Vara do JEC terá como titular o juiz Luis Guilherme Pião.

Os Juizados Especiais Cíveis foram criados como instrumentos de democratização da Justiça para a resolução de causas de menor complexidade de forma simples, rápida, econômica e segura, buscando, sempre que possível, o acordo entre as partes.

São consideradas causas de menor complexidade aquelas que não excedam a 40 salários mínimos; nas causas de até 20 salários mínimos, não é obrigatória a assistência de advogado. Algumas das questões mais frequentes que chegam aos juizados se referem a direito do consumidor, planos de saúde, cobranças em geral, conflitos de vizinhança, entre outras.

Sede da 8ª Região Administrativa Judiciária (8ª RAJ) e da 16ª Circunscrição Judiciária (16ª CJ), São José do Rio Preto tem população estimada em 480 mil habitantes (IBGE/22). A comarca conta com cerca de 325 mil processos em andamento (dados de outubro/24), dos quais 22.768 tramitam na 1ª Vara do Juizado Especial Cível.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 10 de dezembro de 2024
Vândalos destroem decoração natalina em Itajobi, diz prefeitura
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Educação de Itajobi é reconhecida com Prêmio PAR do Sesi-SP e Fiesp
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Lucy Montoro inclui bonecas terapêuticas na reabilitação de crianças