Três radares entram em operação nas rodovias da região na sexta
Dois estão na rodovia Washington Luís, em Catiguá e Cedral, e outro na Brigadeiro Faria Lima, no trecho de Jaboticabal
Foto: Divulgação/EcoNoroeste - Três novos radares estão em pontos com grande volume de acidentes
Por Da Reportagem Local | 09 de janeiro, 2025

A partir da próxima sexta-feira, 10, três radares começam a funcionar em trechos sob concessão da EcoNoroeste. Segundo publicado no Diário Oficial do Estado no dia 3 de janeiro, dois equipamentos controladores de velocidade entrarão em operação na rodovia Washington Luís, quilômetro 394+460m, em Catiguá, e quilômetro 424+270m, em Cedral, sentido capital-interior.

O terceiro estará na rodovia Brigadeiro Faria Lima, no quilômetro 343+760m, trecho urbano de Jaboticabal. A velocidade máxima será de 110km, para veículos leves, e 90km, para pesados.

Esses três radares dão início ao processo de operação de 45 novos equipamentos, que foram instalados nos últimos meses na Washington Luís e Brigadeiro Faria Lima e, também, nas rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333).

A ação faz parte do contrato de concessão assinado pela EcoNoroeste com o Governo do Estado, que prevê a instalação de um radar a cada 10 quilômetros de estrada, passando por 17 cidades: São Carlos, Araraquara, Matão, Pindorama, Catanduva, Catiguá, Uchoa, Cedral, São José do Rio Preto, Mirassol, Guariba, Jaboticabal, Bebedouro, Sertãozinho, Barrinha, Taquaritinga e Itápolis.

A operação dos novos equipamentos está sendo liberada de acordo com as homologações do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo) e publicações no Diário Oficial. Eles são mantidos e operados pela concessionária, enquanto o DER-SP é responsável pelo processamento dos registros e aplicação e cobrança das multas por excesso de velocidade.

Para cada novo radar, a EcoNoroeste precisa fazer divulgação prévia, utilizando placas, faixas e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), alertando os usuários para o início da operação.

PONTOS CRÍTICOS

Levantamento realizado pela EcoNoroeste indica que 30% dos acidentes nas rodovias são colisões traseiras causadas por excesso de velocidade. De acordo com Luiz Tavares, gerente de Atendimento ao Usuário da concessionária, a implantação de radares é um trabalho destinado, justamente, à redução de acidentes.

“A partir desse amplo estudo, verificamos os pontos com grande volume de ocorrências e indicamos a localização de novos radares nessas áreas. Os equipamentos servem para controlar os usuários que trafegam em excesso de velocidade, portanto, aqueles que aumentam o risco de acidentes com vítimas graves e fatais. Os usuários que respeitam a velocidade garantem uma viagem segura e não devem se preocupar”, afirma Tavares.

ONDE ESTÃO OS RADARES

  • Rodovia Washington Luís (SP-310), quilômetro 394+460m, pista norte, sentido capital-interior, em Catiguá/SP
  • Velocidade máxima permitida: 110km para veículos leves e 90km para pesados.
  • Rodovia Washington Luís (SP-310), quilômetro 424+270m, pista norte, sentido capital-interior, em Cedral/SP
  • Velocidade máxima permitida: 110km para veículos leves e 90km para pesados.
  • Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), quilômetro 343+760m, pista sul, sentido interior-capital, em Jaboticabal/SP
  • Velocidade máxima permitida: 110km para veículos leves e 90km para pesados.

 

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Da Reportagem Local
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