Três milhões de estudantes voltam às aulas na rede estadual amanhã
Proibição de celulares e ampliação de classes do ensino técnico estão na lista do ano letivo de 2025
Foto: Governo de SP - Este ano, duração da aula de cada disciplina da grade será ampliada para 50 minutos
Por Da Reportagem Local | 02 de fevereiro, 2025

Mais de 3 milhões de estudantes retornam às salas de aula na rede estadual de ensino nesta segunda-feira, 3. Entre as mudanças deste ano letivo, a mais aguardada é a proibição do uso de celulares no período escolar, incluindo intervalos e recreio, em todas as unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio. A orientação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é que as unidades adotem plano de ação para desencorajar o uso de dispositivos eletrônicos no ambiente escolar e divulguem as novas regras já a partir do primeiro dia de aula. 

A partir deste ano, a duração da aula de cada disciplina da grade dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio será ampliada para 50 minutos. Com o aumento, serão seis aulas por dia para alunos que estudam em escolas de período parcial nos turnos da manhã e da tarde. Até o ano passado, a grade era composta por sete disciplinas diárias de 45 minutos cada.

Além disso, a rede estadual ampliou o número de escolas e municípios que oferecem itinerários de ensino técnico profissionalizante. Em 2025, serão mais de 1.800 unidades e 160 mil alunos matriculados na 2ª e 3ª série do Ensino Médio, focando nos aprofundamentos estabelecidos pelo Novo Ensino Médio. Serão oferecidos nove cursos com aulas por técnicos contratados.

A Seduc-SP também vai selecionar 12 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio para o programa Aluno Monitor do BEEM. Os jovens vão apoiar professores e orientar colegas nas novas disciplinas de orientação de estudos de matemática e língua portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. O início das atividades está previsto para 10 de março.

O novo ano letivo também é da chegada dos docentes aprovados no último concurso público em todas as regiões do Estado. No total, mais de 12 mil professores de Ensino Fundamental II e Médio estarão em sala de aula já a partir da próxima semana. Até o fim do ano, a Seduc-SP espera convocar outros 2 mil docentes. Outro reforço é de cerca de 3 mil professores para classes do Ensino Médio Profissional.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 02 de fevereiro de 2025
Drama se repete e empregos despencam em dezembro
Por Da Reportagem Local | 02 de fevereiro de 2025
Três milhões de estudantes voltam às aulas na rede estadual amanhã
Por Da Reportagem Local | 02 de fevereiro de 2025
Hoje é dia de teatro infantil e atrações esportivas no Sesc