Trem iluminado passa pela região de Catanduva no dia 6 de dezembro
‘Rumo ao Natal’ leva a magia natalina a mais de 20 municípios paulistas, inclusive com shows do saxofonista Derico
Foto: Divulgação/Rumo - Trem passará por Schmitt, Cedral, Uchoa, Catiguá, Catanduva, Pindorama e Santa Adélia
Por Da Reportagem Local | 23 de novembro, 2023

A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, em parceria com o Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, realizará a ação “Rumo ao Natal” de 2 e 21 de dezembro. A iniciativa tem parceria com o Instituto Acerte, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a MRS Logística.

Nas três semanas que antecedem o dia 25 de dezembro, a população do interior e litoral paulista poderá participar de eventos com os “Trens de Natal”, Papai Noel e apresentações culturais.

As locomotivas utilizadas serão duas GE: A 9270, uma C30-7, que é de propriedade da Rumo, e uma C30-7A de número 7202, que pertence à ABPF e foi fabricada em 1990 pela General Electric. Os veículos receberam cerca de 3 mil metros de fitas Led branca em todas as extensões.

Em todas as cidades da programação, a previsão de início da ação é sempre a partir das 18 horas, com horário de chegada no destino final entre 22 horas e meia-noite. O roteiro inclui municípios como Sumaré, Araraquara, São José do Rio Preto, Rio Claro, Americana, Campinas, Cubatão e Santos. No total, o trem iluminado vai percorrer mais de 800 quilômetros.

“Nos sentimos honrados em proporcionar momentos inesquecíveis e especiais para tantas famílias. Todos os anos, perto de dezembro, recebemos diversas mensagens em nossos canais de atendimento e redes sociais perguntando sobre as locomotivas, as atrações e, principalmente, sobre a visita do ‘Bom Velhinho’ que encanta as crianças”, fala Rodrigo Machado Thomaz, gestor de Sustentabilidade da Rumo.

SHOWS

Enquanto as crianças se divertem com o Papai Noel e os duendes, em todas as cidades que forem o destino final dos trens, os adultos poderão curtir a música do João Frederico Sciotti, popularmente conhecido como Derico. Os shows ocorrerão sempre dentro da “janela” de previsão de chegada do trem, que será entre 22 horas e meia-noite.

O saxofonista, que toca o instrumento desde os 11 anos de idade, tornou-se conhecido na mídia pelas suas atuações no Programa do Jô, o talk show apresentado pelo comediante Jô Soares que foi exibido pela TV Globo durante quase duas décadas, entre 2000 e 2016.

ITINERÁRIO

Conforme o cronograma, o trem partirá de Santa Fé do Sul no dia 2 de dezembro, às 19 horas, passará pelas regiões de Jales e Votuporanga, até chegar a São José do Rio Preto na noite de 4 de dezembro. No dia 6, sairá às 19 horas e passará por Engenheiro Schmitt, Cedral, Uchoa, Catiguá, Catanduva, Pindorama e Santa Adélia, de onde sairá no dia seguinte, às 18 horas.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 28 de fevereiro de 2024
Grupo de escoteiros de Catanduva promove curso para voluntários
Por Stella Vicente | 28 de fevereiro de 2024
IFSP encerra hoje as inscrições para cadastro reserva de vagas remanescentes
Por Guilherme Gandini | 27 de fevereiro de 2024
Diretoria da Abracrim tem advogado de Catanduva pela primeira vez