Treinamento no AME capacita brigadistas para situações de desastre
Ação baseou-se no método Start, que estabelece cenário de crise com múltiplas vítimas e classificação conforme gravidade
Foto: Divulgação - Atividade prática foi oportunidade para os brigadistas aplicarem o que aprenderam
Por Da Reportagem Local | 19 de julho, 2024

O AME Catanduva realizou treinamento abrangente de plano de emergência contra incêndios e primeiros socorros voltado para a capacitação da equipe de brigadistas. A atividade organizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho/SESMT destacou-se pela utilização do método Start (Simple Triage and Rapid Treatment), traduzido para Triagem Simples e Tratamento Rápido, que envolve situações de crise com múltiplas vítimas.

O exercício prático, feito na quarta-feira, 17, simulou cenário de desastre com vítimas com quadros clínicos diferentes, proporcionando experiência realista para os participantes, como explica o técnico em Segurança do Trabalho da unidade, William Fernandez. 

“Durante a simulação de um desastre natural enfrentamos a situação de um óbito, uma vítima com amputação do membro inferior esquerdo e uma terceira vítima com ferimentos leves abdominais. Neste momento fazemos a classificação das vítimas por gravidade, com o objetivo de tratá-las maximizando os sobreviventes e reduzindo as sequelas”, detalha.

No método Start, as vítimas são classificadas pelo estado de gravidade onde cada categoria utiliza uma cor para fácil identificação, que pode ser representada por invólucros, proteção de solo ou pulseiras. A cor vermelha sinaliza atendimento imediato de vítimas com ferimentos graves, porém com chance de sobrevida. A cor amarela sinaliza vítimas com ferimentos moderados e que podem aguardar um tempo na cena até o tratamento definitivo. 

Já a cor verde separa vítimas com ferimentos mínimos, que podem se locomover e ajudar outras vítimas mais debilitadas. Por fim, a cor cinza ou preta classifica vítimas que não respondem a procedimentos e com ferimentos críticos que indicam morte iminente.

Fernandez ressalta a importância da capacitação: "Realizar treinamentos como este é crucial para garantir que nossa equipe esteja preparada para agir com rapidez e eficiência em situações de emergência. A utilização do método START é fundamental para que possamos priorizar o atendimento às vítimas de maneira adequada, salvando o máximo de vidas possível."

A atividade prática foi oportunidade para os brigadistas aplicarem o que aprenderam em um ambiente controlado, permitindo identificar pontos de melhoria e assegurar que todos estejam bem preparados para um acidente real. O treinamento faz parte do calendário de ações de segurança anual do AME que reforçam o compromisso da unidade com a segurança e qualidade do atendimento aos pacientes.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 17 de outubro de 2024
Polícia Militar contrata lombada eletrônica para ações de bloqueio
Por Da Reportagem Local | 17 de outubro de 2024
Curso ensina sobre uso de inteligência artificial para advogados
Por Da Reportagem Local | 17 de outubro de 2024
Defesa Civil alerta para chuvas e ventos entre sexta e domingo