TRE alerta que não há cobrança para tirar documento e acessar serviços
Todos os serviços da Justiça Eleitoral são oferecidos de forma gratuita, tanto no atendimento on-line quanto no presencial
Foto: Divulgação - Quem vai tirar o título pela primeira vez deve procurar por um cartório eleitoral
Por Da Reportagem Local | 17 de janeiro, 2025

Os serviços de emissão ou regularização do título eleitoral, atualização dos dados cadastrais e transferência de domicílio não têm nenhum custo para a população, sendo oferecidos gratuitamente no Autoatendimento Eleitoral, com link no site www.tse.jus.br. O alerta foi divulgado ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Para acessá-los, basta entrar na plataforma e fazer o requerimento, sem necessidade de sair de casa. “A Justiça Eleitoral informa que sites que oferecem esses serviços mediante cobrança na internet não pertencem ao TRE-SP nem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e orienta a pessoa a sempre buscar os canais e páginas oficiais da instituição”, orienta.

Além da página de Autoatendimento Eleitoral, os serviços estão disponíveis de forma gratuita no aplicativo e-Título e, presencialmente, nos cartórios eleitorais.

Para quem vai tirar o título pela primeira vez, a recomendação do TRE-SP é que a pessoa vá diretamente a uma das unidades cartorárias devido à necessidade de coleta da biometria. Antes de se dirigir ao local, é necessário fazer agendamento no site para escolher data e horário.

Ainda são disponibilizadas de forma gratuita, por meio do Autoatendimento e no atendimento presencial, as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais e, no caso dos mesários e mesárias, a declaração de trabalhos eleitorais. Também não há nenhuma cobrança para a emissão da 2ª via do título nem para a regularização do documento que está cancelado, situação que ocorre se a eleitora ou o eleitor deixou de votar em três turnos consecutivos.

A Justiça Eleitoral apenas cobra do eleitor a multa por ausência às urnas sem justificativa, prevista na legislação eleitoral. O valor é de R$ 3,51 por turno de votação. A consulta de débitos também está disponível no Autoatendimento Eleitoral. Se preferir, a pessoa pode quitar a multa em qualquer cartório. O pagamento das multas pode ser feito por meio de Pix, cartão de crédito ou boleto bancário (Guia de Recolhimento da União). Para informações, o telefone é 148.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 27 de setembro de 2025
Processo seletivo da Educação tem prova neste domingo
Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
Nilton Candido diz que aumento do IPTU vai elevar desemprego
Por Guilherme Gandini | 25 de setembro de 2025
Roberto Cacciari lamenta alta do IPTU sem devolutiva à população