A Sé Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Catanduva, que tem como patrona a rainha e padroeira do Brasil, inicia nesta terça-feira, dia 3 de outubro, a tradicional Novena da Padroeira. Este ano, as celebrações serão realizadas em três horários: 6 horas, 15 horas e 19h30.
De acordo com o padre Jonas Pimentel, pároco responsável pela Catedral, este ano a novena traz como tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”. “Na verdade, esse tema é proposto pelo Santuário Nacional de Aparecida e todas as paróquias do Brasil vão meditar esse tema. Nós na igreja estamos vivendo um ano vocacional, então nós queremos nos aproximar de Maria para que a gente descubra, redescubra, fortaleça a nossa vocação e o chamado que Deus nos faz”, pontua.
O pároco frisa que a novena é um momento especial de aproximação de Deus, através de Maria. “É lógico que a gente pode rezar sozinho, mas quando nós fazemos a experiência de ter uma mãe no caminho de fé, quando rezamos junto com Nossa Senhora, que diferente é nossa espiritualidade.”
Ele lembra que a Catedral de Catanduva tem duas novenas marianas, sendo a de Nossa Senhora das Graças, em novembro, a mais famosa. “Mas a novena que nós estamos diante de nossos olhos, de Nossa Senhora Aparecida, é um momento muito especial, onde a comunidade busca a presença de Deus através do sim, do testemunho, do exemplo, e principalmente das orações de Nossa Mãe, a Virgem Santíssima, Nossa Senhora Aparecida, a padroeira de todo o Brasil.”
Padre Jonas reforça o convite para que toda a comunidade celebre a padroeira da Catedral Diocesana. “Esse é um santuário dedicado à Nossa Senhora, inclusive a imagem de Nossa Senhora Aparecida que nós temos aqui é uma imagem fac-símile, trazida ainda para pelo padre Victor Coelho de Almeida, na inauguração do santuário, em 1954, uma imagem que veio direto de Aparecida, igualzinha, uma réplica idêntica, uma fac-símile da imagem original encontrada nas águas do rio Paraíba”, conta.
AGENDA DO DIA 12
No feriado da próxima quinta-feira, 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Sé Catedral terá programação especial com missas às 7 e às 9 horas, seguida por carreata e bênção dos veículos. Logo depois, será realizado o Churrasco da Padroeira, com renda revertida para a troca do vitral de Nossa Senhora Aparecida, prevista para o início do próximo ano. Às 18 horas, ainda haverá missa e procissão.
As adesões para o Churrasco da Padroeira estão sendo vendidas por R$ 50 para adultos e R$ 25 para crianças de 5 a 10 anos. A festa será no pátio do Colégio Ressurreição, no Higienópolis, com entrada pela rua Campinas. O início está previsto para as 11h30, depois da carreata com saída na Catedral.
Autor