Trabalho social é destaque em Santa Adélia e atinge toda a população
Setor buscam envolver a todos com atividades que permeiam vários segmentos, como cursos, eventos e campanhas de orientação
Crédito: Prefeitura de Santa Adélia - Campanhas têm o objetivo de alertar a sociedade sobre temas relevantes
Por Da Reportagem Local | 19 de setembro, 2023

Uma das características das ações realizadas pela Política de Assistência Social de Santa Adélia, que engloba o Fundo Social de Solidariedade, Secretaria do Bem-Estar Social e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), é realizar ações que envolvem e atingem toda a população. É assim que acontece nos últimos anos, com a execução de dezenas de ações pelo setor.

Essas ações permeiam por vários segmentos. Um deles são os cursos de geração de renda, que são oferecidos gratuitamente e passam pelas áreas de saúde, beleza, alimentação, artesanato, entre outros. O objetivo é qualificar a população para ingressar no mercado de trabalho e gerar renda para as famílias.

Segundo a secretária do Bem-Estar, Jucieli Costa, os cursos são uma estratégia de geração de renda, mas podem servir como uma terapia para qualquer pessoa que participe.

"Além de ser um momento de aprendizagem, nós oferecemos, com uma boa gestão, todos os materiais e disponibilizamos profissionais competentes para que aqueles que participam, saiam dos cursos com um novo ânimo para realizar novas atividades", disse.

Também são realizadas ações para a Terceira Idade com jantar dançante em datas festivas, passeios, aulas de alongamento e campanhas especialmente para esse público. O trabalho de apoio e assistência às gestantes continua com entrega de kit maternidade e curso para as gestantes.

Outro ponto importante são as campanhas de orientação, que têm o objetivo de educar a população e alertar a sociedade sobre algum tema relevante. Algumas são destaque como o Agosto Lilás, Setembro Amarelo, Maio Laranja, Junho Violeta, entre outras.

A Assistência Social também entrega constantemente kits de higiene para integrantes de programas sociais, pessoas em vulnerabilidade social e para os participantes do Bolsa Trabalho.

O Social oferece aulas de karatê, ballet, equitação e atividades pedagógicas para as crianças participantes de programas sociais.

O Fundo Social também tem um trabalho intenso de apoio às famílias que precisam de vários itens como fralda, cesta básica, leite e outros. “Realizamos todo um acolhimento, entrevista, vamos ver a necessidade de cada um e atendemos com muito carinho e atenção”, reforçou a secretária.

"É muito difícil colocar em poucas palavras todo o trabalho que vem sendo realizado por nossa gestão na Assistência Social, pois, graças ao empenho de cada funcionário, está sendo realizado um trabalho intenso e extenso. O Cras, Fundo Social e a Secretaria têm buscado, juntos, oferecer o melhor para cada família de nossa cidade", finalizou Jucieli.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Correios implanta CEP por logradouro em Pindorama e outros 16 municípios
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Elisiário faz apresentações teatrais sobre dengue nas escolas e no Cras
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Projeto itinerante Movimento & Saúde chega a Itajobi neste sábado