Todos os cemitérios de Catanduva terão missas neste feriado de Finados
Celebrações serão pela manhã nos Cemitérios Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e Monsenhor Albino
Crédito: Paulinha Portes - No Dia de Finados cultiva-se a tradição de visitar os túmulos dos fiéis defuntos
Por Stella Vicente | 02 de novembro, 2023

O Dia de Finados terá missas em todos os cemitérios de Catanduva. As celebrações serão realizadas na manhã desta quinta-feira, dia 2 de novembro, a partir das 8 horas, nos Cemitérios Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e Monsenhor Albino.

Padre William Gallani Mascaro celebra a missa no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, situado na rua 24 de Fevereiro, na Vila Rodrigues; padre Wanderley Ramos dos Santos será o responsável pela missa no Cemitério Jardim Monsenhor Albino, no Jardim Caparroz; enquanto o padre Marcelo Eduardo Bonifácio reza a missa no Cemitério Nossa Senhora de Fátima, localizado na Vila Celso.

Segundo o pároco William Gallani Mascaro, a celebração de finados tem finalidade muito precisa, que é “implorar a misericórdia divina para que tenha compaixão das almas que se encontram no purgatório e as para que, uma vez purificados possam participar da vida eterna na glória de Deus”.

Ele explica que para os católicos, a morte não é o fim de tudo, mas uma passagem para a vida eterna. “Em um dos prefácios da eucaristia que o sacerdote lê por ocasião de alguma pessoa que partiu deste mundo, ele diz: ‘Senhor, para os que creem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado nos céus, um corpo imperecível’. A palavra de Jesus é clara no sentido de que se nós vivermos e nós crermos nele, ainda que tenhamos que morrer, viveremos para sempre”, esclarece padre William.

Por conta desta crença, no Dia de Finados cultiva-se a tradição de visitar os túmulos dos fiéis defuntos para recordar a vida e missão dessas almas que, de acordo com o padre, estão juntos de Deus. “Nessa visita, costuma-se levar flores e velas para ordenar os jazigos. As flores simbolizam gratidão pela existência, pelo convívio em vida, pelos momentos afetuosos vividos. A vela é o símbolo do Senhor Ressuscitado e da nossa fé na esperança da feliz ressurreição com Cristo.”

O religioso ainda convida todos os fiéis de Catanduva e região para suplicarem pelo descanso eterno dos falecidos durante as missas que serão realizadas nos cemitérios da cidade. “Vamos rezar pelas almas do purgatório para que alcancem a beatitude eterna junto de Deus, mas além disso, vamos lembrar a importância de nos preparar para a morte e professar nossa fé na ressurreição”, diz.

ABRE E FECHA

As repartições públicas municipais de Catanduva estarão fechadas nesta quinta e sexta-feira, dias 2 e 3, com exceção da UPA, Samu, Central de Ambulâncias, Funerária Municipal e cemitérios, Casa de Passagem e Zoológico. A Câmara Municipal seguirá o mesmo expediente.

A Superintendência de Água e Esgoto - Saec também não abrirá na quinta e sexta-feira, mas o Call Center atenderá sexta, das 7 às 17 horas, e sábado, das 7 às 13h20. O plantão de urgência e emergência atenderá de forma contínua pelo telefone 17 3525-2224.

Nesta quinta-feira, o posto do Poupatempo não funcionará, reabrindo na sexta-feira com atendimento presencial, mediante agendamento prévio. As agências bancárias também não estarão abertas para atendimento presencial ao público no dia de finados. Na sexta-feira, dia 3, haverá atendimento. O mesmo acontece com os Correios: param hoje e retornam amanhã.

Para atender o público que vai aos cemitérios, o serviço de transporte coletivo vai funcionar durante o feriado desta quinta-feira. O início das operações será às 7 horas, com término às 18 horas. Serão disponibilizados quatro ônibus para percorrer linhas especiais.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 06 de dezembro de 2024
Cine Debate encerra programação do ano com filme sobre HIV/Aids
Por Da Reportagem Local | 06 de dezembro de 2024
Unimed apoia participação de grupo na Corrida de São Silvestre
Por Da Reportagem Local | 06 de dezembro de 2024
Hemocentro de cães e gatos da região convive com a falta de sangue