O ator, dramaturgo e sociólogo catanduvense José Alberto Urbinatti, mais conhecido como Tin Urbinatti, ministrará palestra e lançará o livro “Teatro Sob Fogo Cruzado”, pela Alameda Editorial, nesta quarta-feira, 5, em Catanduva. O evento está agendado para as 19h30 e será realizado no auditório Prof. Edgard Antunes, no Paço Municipal, com entrada gratuita.
Em 2011, Tim Urbinatti publicou “Peões em Cena”, no qual narra a condução do Grupo de Teatro Forja, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Agora, avança no passado com a nova publicação. Desta vez é a história do Grupo de Teatro da Ciências Sociais (GTCS) da Universidade de São Paulo, a USP, que convida o leitor, vivida e contada por ele.
A trajetória descrita por Tin em primeira pessoa vai de 1972, ano da formação do GTCS, até 1979, data de reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), quando da apresentação do espetáculo “A UNE somos nós, nossa força, nossa voz!”, em Salvador/BA.
Mesclando-se à narrativa sobre a produção do grupo, o leitor encontrará o contexto histórico do período pós-AI-5, de plena ditatura militar, com suas conhecidas consequências políticas e sociais: censura, perseguições políticas, exílios, prisões, torturas, mortes.
Da mesma forma, os relatos sobre os vários trabalhos desenvolvidos pelo grupo, em sintonia com esse contexto, revelam ainda processos de preparação técnica e artística desenvolvidos: estudos de estética, expressão vocal, improvisação, interpretação a partir do método stanislaviskiano, ou seja, as ferramentas necessárias para o fazer teatral.
Praticamente todos os trabalhos encenados nasceram das preocupações em questionar e responder aos abusos, às arbitrariedades e às pressões do estado ditatorial brasileiro. “Procurava-se fornecer, a partir do trabalho artístico, uma visão crítica que pudesse contribuir para o avanço do movimento estudantil na luta contra a ditadura civil-militar”, diz Tin.
QUEM É
José Alberto Urbinatti nasceu em Catanduva e revolucionou o mundo das artes cênicas no Brasil. Em função de seu envolvimento com a resistência política, acabou sendo preso em 1979 por agentes do Dops/SP, na ditadura. É ator, roteirista, dramaturgo, professor e sociólogo.
Autor