O Terço dos Homens Nossa Senhora de Fátima, da paróquia São José, em Catanduva, completou neste mês 8 anos de existência. A ideia de criar o grupo surgiu de Rubens da Silva, em uma conversa entre amigos, ainda em 2014, e recebeu o apoio do padre Rosinei Aparecido Pessini.
Este costume da Igreja Católica, apelidado de terço, trata-se na verdade de um Rosário, uma oração tradicional que busca honrar Nossa Senhora.
Inicialmente, consistia em quinze “mistérios” que recordavam momentos da vida de Jesus e Maria. Em português, é comum chamar um conjunto de 5 mistérios de “terço”, em referência ao conjunto original de 15 mistérios que se rezavam tradicionalmente.
O primeiro Terço dos Homens da paróquia foi realizado no dia 9 de julho, há 8 anos, e contou com a presença de, aproximadamente, 40 pessoas. Hoje eles possuem até mesmo um hino próprio, cuja letra tem autoria do cantor Carlos Branquin.
“A grata satisfação foi que, mesmo sabendo que existe a ideia do terço ser uma oração mais comum entre as mulheres do que entre os homens, naquele dia [isso] parece ter se invertido”, destaca Vera Urbinatti Borelli, uma das fiéis da paróquia que acompanha a trajetória do grupo.
Desde então, homens de toda a comunidade se reúnem em oração e dizem receber muitas graças e bênçãos. Após a pandemia, as famílias dos integrantes passaram a se juntar e participar do grupo também.
Atualmente, o Terço é realizado em toda última segunda-feira do mês, às 20 horas, na paróquia São José, contando com o apoio do padre Marcelo Eduardo Bonifácio.
Autor