Terceiro lote de restituição do IRPF contempla 52,5 mil contribuintes da região
Receita Federal abre checagem nesta segunda-feira e fará depósito bancário no dia 31 de julho a mais de 5 milhões de pessoas no país
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - Para saber se a restituição está disponível, contribuinte deve acessar site da Receita Federal
Por Da Reportagem Local | 23 de julho, 2023

A partir das 10 horas desta segunda-feira, 24, o terceiro lote de restituição do IRPF 2023, o Imposto de Renda da Pessoa Física, estará disponível para consulta. Na região, 52.513 contribuintes estão nessa lista, somando R$ 51,8 milhões em depósitos. Esse bloco, segundo a Receita Federal, contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

O crédito bancário será realizado no dia 31 de julho. No país, serão 5.632.036 contribuintes e valor de RS 7,5 bilhões. Desse total, R$ 5,5 bilhões referem-se aos contribuintes que têm prioridade, sendo 16.536 idosos acima de 80 anos, 95.047 entre 60 e 79 anos, 9.740 com deficiência física ou mental ou moléstia grave, 30.700 cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 3.879.049 sem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.

Foram contemplados, ainda, 1.600.964 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março de 2023.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB: www.bb.com.br/site.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 17 de outubro de 2024
Polícia Militar contrata lombada eletrônica para ações de bloqueio
Por Da Reportagem Local | 17 de outubro de 2024
Curso ensina sobre uso de inteligência artificial para advogados
Por Da Reportagem Local | 17 de outubro de 2024
Defesa Civil alerta para chuvas e ventos entre sexta e domingo