Tendência é gastar menos em presentes, mas manter as ceias fartas
Luciana Nogueira, especialista em Comportamento do Consumidor, aponta que o motivo é o perfil do próprio brasileiro
Crédito: Guilherme Chinelato - Luciana Nogueira alerta para as promoções durante as compras de fim de ano
Por Stella Vicente | 10 de dezembro, 2023

O final do ano já chegou e com as festas de Natal e Ano Novo chega também a tradição de ceias com diversos pratos e a troca de presentes. O cenário econômico atual, entretanto, fará com que os grandes presentes sejam trocados pelas famosas lembrancinhas, mas as mesas de comida tendem a continuar fartas, como aponta a especialista em Comportamento do Consumidor, Luciana Nogueira, que também é Mestre em Comunicação e formada em Administração.

Ela afirma que o cenário atual é de incerteza, mas o perfil do próprio brasileiro influenciará essas decisões. “O brasileiro é muito generoso, muito afetuoso, então ele normalmente não esquece as lembrancinhas, mas teremos um Natal de lembrancinhas e não de grandes presentes. O brasileiro gosta de mesa farta e muito provavelmente trocará alguns itens das ceias, tanto de Natal quanto de Ano Novo, mas essas mesas devem permanecer bastante fartas, só trocando alguns produtos.”

O motivo dessa preocupação maior com a ceia, segundo Luciana, vem um pouco também da superstição do povo brasileiro, que tende a acreditar que se termina ou inicia algo de forma farta, a tendência é de que os outros 365 dias do ano sejam igualmente prósperos. “A preocupação dessa época é guardar um pouco de dinheiro para manter a mesa farta e as lembrancinhas”, diz.

Ela ainda dá dicas de como economizar, porém, mantendo os diversos pratos à mesa e os presentes. “Cuidar do bolso e balancear as compras é possível procurando substitutos. Buscar frutas da época, procurando as carnes mais em conta. Tivemos agora, recentemente, o preço da carne baixou um pouco, então procurar aquela que está mais favorável”, indica a especialista.

Quanto aos presentes, a recomendação é usar da criatividade e de dons artísticos para produzir as próprias lembrancinhas, uma possibilidade que ela considera muito interessante. “Eu sugiro que se faça as próprias lembrancinhas de Natal, porque você vai economizar e dará um toque personalizado e único, já que você não está comprando, foi feito por você, o que demonstra mais carinho e cuidado.”

Luciana também faz um importante alerta para as compras de fim de ano: a atenção deve ser redobrada com as promoções. “Não se leve por impulso e promoções, porque nem tudo que se diz estar em promoção está verdadeiramente em promoção”, destaca.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região