
O Teatro Municipal Aniz Pachá está sem acesso a internet. Ele faz parte de uma longa lista de prédios públicos cujos contratos de prestação de serviços terminaram e, até que um novo fosse firmado, tiveram a conexão suspensa. Segundo apuração feita pela reportagem, apenas o sistema de wi-fi, que se refere à internet sem fio, deixou de funcionar.
A partir da informação sobre a falta de internet no Teatro Municipal, o jornal O Regional tentou contato com o prefeito Padre Osvaldo (PL) e com o secretário de Inovação e Tecnologia, Rafael Nery, para esclarecer o que motivou o descompasso entre o término dos contratos antigos e o início do novo. Nery encaminhou resposta explicando que os computadores de todos os prédios estão com internet, mas que os pontos de wi-fi realmente estão inoperantes.
"Todos os prédios públicos estão interligados em uma intranet que é da prefeitura e tem internet local em todos os computadores. Os funcoinários não estão sem internet, sem a rede principal de arquivos. Isso está normalizado, está tudo funcionando. A única coisa que não está funcionando por enquanto, porque venceu o contrato e eu acabei unificando todos os contratos de wi-fi, é o wi-fi terceiro, mas isso não influencia em nada, e não atrapalha em nada o desempenho do servidor público no dia a dia", esclareceu.
Em reportagem recente, O Regional mostrou que a Prefeitura de Catanduva firmou contrato com a empresa Skynew Assistência Técnica em Informática, no valor de R$ 1,2 milhão para o período de 5 anos, para obter link de internet para os prédios públicos. O intuito foi englobar em um único contrato os serviços que, anteriormente, eram feitos em vários pequenos contratos.
O edital prevê, por exemplo, a oferta de wi-fi para acesso público na Praça da República, Praça 9 de Julho/Praça da Matriz, Terminais Urbano e Rodoviário, Shopping Popular, Praça do Relógio, Conjunto Esportivo, Mercado Municipal, Teatro Municipal e Estádio Silvio Salles.
Outro item prevê link para o Paço Municipal, Cras, Creas, Centro Pop, Casa de Passagem, Assistência Social, Fundo Social, Senai, Estação Cultura, Castelinho, Biblioteca, Poupatempo, Centro de Educação de Trânsito, Pátios de Serviços, Conjunto Esportivo João Crippa, Ginásio do Gavioli, Inclusão Social, Guarda Municipal, Palácio da Educação, Cejusc, SAF, Turismo e Zoonoses.
À reportagem, representante da Skynew confirmou que o contrato homologado foi recebido pela empresa nesta segunda-feira, 19, e que, apesar da previsão de prazo mais longo, deverá normalizar o acesso à internet na maioria dos pontos previstos no prazo de uma semana.
Autor
